Considerando as afirmações a seguir, I. Vibrio cholerae ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Biólogo |
Q86608 Biologia
Considerando as afirmações a seguir,

I. Vibrio cholerae é uma bactéria autóctone do ecossistema aquático, ocorrendo apenas em águas dulcícolas.

II. Staphylococcus aureus são cocos Gram-positivos que formam agrupamentos irregulares, imóveis, não produtores de esporos, catalase e coagulase positivos.

III. O157:H7 é um dos principais sorotipos de Escherichia coli responsáveis pela síndrome hemolítico-urêmica.

IV. Streptococcus pneumoniae, por ser um agente de pneumonia, não pode ser encontrado nas vias aéreas superiores de indivíduos normais.

V. A leptospirose é uma doença febril e aguda, na maioria dos casos, de prognóstico sombrio, tendo, como agente etiológico, a bactéria Leptospira biflexa.

verifica-se que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Vibrio cholerae é a bactéria causadora da cólera, doença que ataca o intestino humano, onde a bactéria se aloja e produz toxinas que provocam forte diarreia. Essa bactéria pode ser encontrada naturalmente em diversos ecossistemas, água doce ou salgada, na forma livre ou aderido a vegetais, zooplânctons, crustáceos e insetos, item I incorreto. O Staphylococcus aureus são cocos gram-positivos que formam agrupamentos irregulares, não produzem esporos, mas possuem catalase (enzima que protege as bactérias contra o ataque de superoxidante produzido por leucócitos) e coagulase (enzima que coagula o sangue, formando coágulos ao redor da bactéria, dificultando seu reconhecimento pelo sistema imunológico do hospedeiro), item II verdadeiro. A Escherichia coli de tipo O157:H7 é a causadora de quadro agudo de colite hemorrágica devido a severos danos na mucosa intestinal, item III verdadeiro. O Streptococcus pneumoniae é uma bactéria gram-positiva causadora de pneumonia e meningite em adultos. Está presente em 40 a 70% dos tratos respiratórios de adultos normais, porém causam a doença quando estes indivíduos se encontram fragilizados, item IV incorreto. A leptospirose é uma doença causada por bactéria patogênica do gênero Leptospira. A Leptospira biflexa é uma das três espécies não patogênicas do gênero Leptospira. A doença se caracteriza como uma infecção aguda e seu prognóstico é difícil pelos sintomas serem parecidos com o de outras doenças como dengue e malária, item IV incorreto.


Letra D correta.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra D. Alternativa I (ERRADA): O V. cholerae pode ser encontrado naturalmente em diversos ecossistemas, na forma de vida livre ou aderido a superfícies de plantas, algas verdes filamentosas,zooplâncton, crustáceos e insetos. A espécie também pode ser encontrada dentro de comunidades multicelulares conhecidas como biofilmes, estruturas embebidas por uma matriz extracelular polissacarídica que as defendem das agressões ambientais. Alternativa II (correta) Alternativa III (correta) Alternativa IV (ERRADA): Streptococcus pneumoniae é o principal agente etiológico de infecções respiratórias adquiridas da comunidade (otites, sinusites e pneumonias). Alternativa V (ERRADA): agente etiológico da leptospirose é uma bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira, do qual se conhecem atualmente 14 espécies patogênicas, sendo a mais importante a L. interrogans.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo