As doenças pulmonares ocupacionais são causas importantes de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: FHGV Prova: Quadrix - 2019 - FHGV - Médico Pneumologista |
Q1069418 Medicina
As doenças pulmonares ocupacionais são causas importantes de processos patológicos que acometem o interstício pulmonar. Na asbestose, habitualmente há infiltrados reticulares em bases pulmonares, no entanto um achado nos estudos de imagem sugere fortemente a etiologia relacionada ao asbesto. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta esse achado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é fundamental compreender o contexto das doenças pulmonares ocupacionais, especificamente a asbestose. A asbestose é uma doença pulmonar causada pela inalação de fibras de asbesto, que provoca fibrose no interstício pulmonar. Conhecimentos sobre as manifestações radiológicas associadas a esta condição são cruciais para identificar o achado característico em exames de imagem.

A alternativa correta é a Alternativa A - placas pleurais habitualmente calcificadas. As placas pleurais, especialmente quando calcificadas, são um achado radiológico clássico em pacientes expostos ao asbesto. Elas aparecem como áreas de espessamento na pleura, frequentemente preservando os ângulos costofrênicos e costodiafragmáticos nos exames de imagem, como na tomografia computadorizada de tórax.

Vamos analisar por que as demais alternativas estão incorretas:

Alternativa B: A hiperinsuflação pulmonar associada à fibrose pulmonar não é característica da asbestose. A asbestose causa fibrose, mas não está associada à hiperinsuflação, que é mais comumente observada em doenças como o enfisema.

Alternativa C: O padrão de mosaico na tomografia computadorizada de tórax geralmente está associado a doenças vasculares pulmonares ou bronquiolites, não sendo um achado típico da asbestose.

Alternativa D: Os linfonodos subcarinais calcificados podem ser associados a outras condições, como a sarcoidose ou infecções granulomatosas, mas não são indicativos típicos da asbestose.

Alternativa E: As áreas de atelectasia nos lobos inferiores podem ocorrer em várias condições pulmonares, mas não são um sinal distintivo da exposição ao asbesto como as placas pleurais.

Compreender esses detalhes radiológicos é importante para identificar corretamente as características associadas a diferentes doenças pulmonares ocupacionais, especialmente a asbestose. Isso pode ser decisivo em contextos clínicos e em provas de concurso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A, placas pleurais habitualmente calcificadas. A asbestose é uma doença pulmonar ocupacional causada pela inalação de fibras de amianto. A presença de placas pleurais calcificadas é um achado característico dessa doença e sugere fortemente a etiologia relacionada ao asbesto. As outras alternativas não estão relacionadas à asbestose e são achados comuns em outras doenças pulmonares, como a DPOC (hiperinsuflação pulmonar associada à fibrose pulmonar) e a sarcoidose (padrão de mosaico observado na tomografia computadorizada de tórax).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo