O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional pa...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre os princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para Políticas Públicas, é necessário compreender as diretrizes que orientam as ações de educação alimentar e nutricional no âmbito governamental. Esses princípios guiam a elaboração de políticas que visam promover uma alimentação adequada e saudável.
A alternativa correta é a Alternativa A.
Justificativa: A Intersetorialidade realmente envolve a corresponsabilização de diferentes setores governamentais, o que significa que múltiplos setores devem trabalhar juntos para garantir a alimentação adequada e saudável. Este é um princípio fundamental para que as políticas de EAN sejam eficazes, promovendo a colaboração entre saúde, educação, agricultura e outros campos.
Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B: A diversidade nos cenários de prática não se limita a transformar as pessoas em produtoras sociais da sua saúde. Este princípio foca em adaptar as práticas de EAN a diferentes contextos e realidades, promovendo a inclusão e a consideração das diferenças culturais e socioeconômicas.
Alternativa C: A Sustentabilidade é entendida como a promoção de práticas alimentares que respeitam os recursos naturais. A afirmação sugerida está incorreta pois sustentabilidade pressupõe cuidado e uso consciente dos recursos naturais, e não a exploração independente destes.
Alternativa D: A Promoção do Autocuidado não deve ser feita de maneira isolada. Pelo contrário, as estratégias de autocuidado devem ser integradas e complementares, considerando o contexto social e as interações nas quais os indivíduos estão inseridos.
Alternativa E: O Planejamento das Ações não se resume apenas ao diagnóstico e identificação de prioridades. Envolve também a elaboração, implementação e avaliação das ações propostas, sempre com vistas à melhoria contínua das políticas públicas de EAN.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
São 9 princípios para as ações de EAN
"Enquanto política pública, a EAN pode ocorrer em diversos setores e deverá observar os princípios organizativos e doutrinários do campo no qual está inserida. Assim, na esfera da segurança alimentar e nutricional, deverá observar os princípios do SISAN; na saúde, os princípios do SUS, na educação, os princípios da PNAE, na rede sociassistencial, os princípios do SUAS e assim sucessivamente"
Somando com os seguintes princípios:
1 Sustentabilidade social, ambiental e econômica;
2 Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
3 Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
4 A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
5 Promoção do autocuidado e da autonomia
6 Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
7 A diversidade nos cenários de prática
8 Intersetorialidade
9 Planejamento, avaliação e monitoramento das ações
FONTE: Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, 2012
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo