Um paciente de vinte anos de idade deu entrada no pronto‐ate...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: FHGV Prova: Quadrix - 2019 - FHGV - Médico Pneumologista |
Q1069419 Medicina
Um paciente de vinte anos de idade deu entrada no pronto‐atendimento de seu bairro com queixa de dor torácica à direita de início súbito, tipo pontada, enquanto assistia ao culto na sua igreja. Nega qualquer tipo de trauma. Referiu discreta dificuldade respiratória. Ao ser questionado sobre sua história mórbida pregressa, negou doenças prévias, tabagismo e etilismo. Ao exame físico, apresentou sinais vitais normais e estáveis, ausculta cardíaca sem alterações e ausculta pulmonar com redução do murmúrio vesicular à direita.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Com base no caso hipotético, a alternativa correta é a D, que afirma que as principais consequências fisiológicas do pneumotórax dependem de sua magnitude, da condição do pulmão subjacente e do nível tensional, que ocasionam restrição à ventilação pulmonar. No caso apresentado, o paciente apresentou redução do murmúrio vesicular à direita e discreta dificuldade respiratória, o que pode indicar uma restrição à ventilação pulmonar decorrente do pneumotórax. É importante destacar que as outras alternativas apresentadas no enunciado tratam de diferentes tipos de pneumotórax e doenças pulmonares, mas não se aplicam ao caso em questão.

Alternativa correta: D) As principais consequências fisiológicas do pneumotórax dependem de sua magnitude, da condição do pulmão subjacente e do nível tensional, que ocasionam restrição à ventilação pulmonar.

Justificativa: As consequências fisiológicas do pneumotórax variam dependendo do grau de colapso pulmonar, da saúde do pulmão subjacente e do componente tensional que pode comprometer a ventilação e a troca gasosa.

Análise das demais alternativas:

  • A) Trata‐se de um pneumotórax espontâneo primário que ocorre sem causa aparente e na ausência de doença pulmonar significativa. É mais comum em jovens altos e obesos:
  • Parcialmente correta. O pneumotórax espontâneo primário ocorre sem causa aparente e é mais comum em jovens, mas a obesidade não é um fator de risco. Na verdade, é mais comum em jovens altos e magros.
  • B) O pneumotórax espontâneo secundário ocorre na presença de doença pulmonar existente, como pode ser o caso da linfangioleiomiomatose e(ou) da doença pulmonar obstrutiva crônica. Seus sintomas, por se tratar de doença crônica, costumam ser menos intensos que no pneumotórax primário:
  • Correto, mas não se aplica ao caso, pois o paciente não tem histórico de doença pulmonar.
  • C) A linfangioleiomiomatose pulmonar (LAM) é uma doença comum em mulheres jovens no período fértil de sua vida. Clinicamente, manifesta‐se por meio de dispneia progressiva, de pneumotórax de repetição e de tosse seca:
  • Correto, mas não se aplica ao paciente do caso, que é um jovem do sexo masculino.
  • E) Quando os níveis tensionais no interior da cavidade pleural se elevam acima da pressão atmosférica, instala‐se um quadro de pneumotórax hipertensivo, que ocorre, provavelmente, por um mecanismo valvular e unidirecional. Há desvio do mediastino para o lado ipsilateral, pinçamento das veias cavas com obstrução do retorno venoso ao coração, aumento do débito cardíaco, dispneia, hipoxemia e choque circulatório:
  • Incorreto. No pneumotórax hipertensivo, o mediastino desvia-se para o lado contralateral, não para o lado ipsilateral.

Em resumo: O caso descreve um pneumotórax espontâneo primário, cujas consequências fisiológicas dependem da magnitude do pneumotórax, da condição do pulmão subjacente e do nível tensional.

Pontos chave:

  • Pneumotórax espontâneo primário ocorre em jovens sem doença pulmonar subjacente.
  • A magnitude do pneumotórax e o nível tensional determinam suas consequências fisiológicas.
  • A condição pulmonar subjacente impacta a gravidade dos sintomas e o manejo clínico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo