Um lactente de 1 ano de idade encontra-se em crise convulsi...
Um lactente de 1 ano de idade encontra-se em crise convulsiva generalizada há 15 min e febre > 38 °C. Apresenta histórico anterior de crise convulsiva febril aos 8 meses de vida e relato, em prontuário, de uma crise no segundo dia de vida, enquanto estava internado em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) por hipoglicemia. Não usa medicamentos, e faz acompanhamento com médico da família no posto de saúde. A vacinação está em dia. A enfermeira do pronto-socorro não conseguiu aferir a pressão e obter a saturação em virtude da crise. Observam-se FC = 110 bpm, bom enchimento capilar periférico, extremidades rosadas e presença de petéquias em todo o corpo, iniciadas hoje.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Considerando que a criança já teve outras duas crises
convulsivas, o diagnóstico de epilepsia é firmado e
ácido valproico deve ser prescrito na alta hospitalar.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, precisamos compreender o tema central: crises convulsivas em crianças e o diagnóstico de epilepsia.
Alternativa correta: E - errado
Agora, vamos entender por que esta é a resposta correta.
1. Compreensão do Caso Clínico:
O enunciado descreve uma criança de 1 ano com uma crise convulsiva generalizada associada a febre. A criança teve duas crises anteriores: uma febril aos 8 meses e outra neonatal associada à hipoglicemia. Crises convulsivas febris são comuns e geralmente benignas em crianças pequenas.
Para diagnóstico de epilepsia, é necessário que a criança tenha tido pelo menos duas crises não provocadas, ou seja, crises que não foram causadas por fatores agudos identificáveis (como febre ou hipoglicemia). No caso em questão, a crise atual é febril e a anterior foi relacionada à hipoglicemia.
2. Justificativa da Resposta:
A alternativa afirma que, devido às crises convulsivas anteriores, o diagnóstico de epilepsia deve ser feito e que o ácido valproico deve ser prescrito. Isso está errado porque:
- A criança teve crises convulsivas provocadas (febre e hipoglicemia), que não preenchem os critérios para epilepsia.
- O tratamento com medicamentos antiepiléticos como o ácido valproico não é recomendado em crises febris simples.
3. Análise das Alternativas:
Alternativa C - certo: Esta alternativa está incorreta, pois indica erroneamente que a criança tem epilepsia e que o tratamento com ácido valproico é necessário.
Alternativa E - errado: Esta é a resposta correta. Ela indica que a conclusão da questão está errada, pois o diagnóstico de epilepsia não é adequado com base nas informações fornecidas e o tratamento com ácido valproico não é necessário.
Conclusão:
A questão exige entendimento sobre o diagnóstico de epilepsia e o manejo adequado das crises convulsivas em crianças. Crises febris e aquelas associadas a condições agudas, como hipoglicemia, não configuram epilepsia. Assim, a prescrição de medicamentos antiepiléticos não é indicada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo