Um paciente com 33 anos de idade apresenta asma brôn...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: FHGV Prova: Quadrix - 2019 - FHGV - Médico Pneumologista |
Q1069420 Medicina
Um paciente com 33 anos de idade apresenta asma brônquica desde a infância. Os sintomas de chiado, tosse e dispneia são diários, a despeito do uso de corticoide inalado. Sua espirometria evidencia capacidade vital forçada (CVF) de 69%, volume expirado no primeiro segundo (VEF1) de 68% e índice VEF1/CVF de 74%. Após a prova farmacodinâmica, houve ganho significativo.
Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a classificação espirométrica da asma do paciente é um distúrbio ventilatório
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para essa questão é a alternativa B - obstrutivo leve. O paciente apresenta sintomas diários de asma brônquica e sua espirometria evidencia valores abaixo do esperado para a CVF e VEF1, além de um índice VEF1/CVF menor que o normal. Porém, após a prova farmacodinâmica, houve um ganho significativo, indicando que o paciente responde bem ao tratamento. Dessa forma, o distúrbio ventilatório é classificado como obstrutivo leve, uma vez que há uma redução no fluxo de ar causada por uma obstrução das vias aéreas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo