Um lactente de 1 ano de idade encontra-se em crise convulsi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1685003 Medicina

Um lactente de 1 ano de idade encontra-se em crise convulsiva generalizada há 15 min e febre > 38 °C. Apresenta histórico anterior de crise convulsiva febril aos 8 meses de vida e relato, em prontuário, de uma crise no segundo dia de vida, enquanto estava internado em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) por hipoglicemia. Não usa medicamentos, e faz acompanhamento com médico da família no posto de saúde. A vacinação está em dia. A enfermeira do pronto-socorro não conseguiu aferir a pressão e obter a saturação em virtude da crise. Observam-se FC = 110 bpm, bom enchimento capilar periférico, extremidades rosadas e presença de petéquias em todo o corpo, iniciadas hoje.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O acompanhamento após as crises anteriores foi feito corretamente do ponto de vista medicamentoso, não havendo indicação da prescrição de anticonvulsivantes de uso crônico anteriormente.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta correta: C - certo

O tema central da questão refere-se à abordagem de crises convulsivas febris em lactentes e a necessidade de prescrição de anticonvulsivantes para uso crônico. Para resolver essa questão, é importante entender o manejo clínico de convulsões febris em crianças e suas indicações para tratamento a longo prazo.

Convulsões febris são episódios convulsivos associados à febre em crianças pequenas, geralmente entre 6 meses e 5 anos de idade. Elas são, na maioria das vezes, benignas e não requerem tratamento crônico com anticonvulsivantes. O caso descreve um lactente de 1 ano que teve convulsões febris e uma crise neonatal associada à hipoglicemia.

Justificativa da alternativa correta (C - certo):

A alternativa está correta porque, após as crises anteriores, o acompanhamento foi feito sem prescrição de anticonvulsivantes para uso crônico. Geralmente, não é necessário tratamento preventivo crônico com anticonvulsivantes após crises convulsivas febris simples, salvo em casos muito específicos, o que não é indicado no enunciado.

Análise da alternativa incorreta (E - errado):

A alternativa que considera que o manejo foi inadequado está errada porque sugere que o tratamento preventivo com anticonvulsivantes deveria ter sido iniciado. No entanto, o manejo adequado para convulsões febris típicas não inclui tratamento com anticonvulsivantes de longo prazo a menos que existam fatores de risco adicionais, o que não é mencionado no caso apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. De acordo com o caso clínico apresentado, o lactente já teve uma crise convulsiva febril anteriormente, mas não recebeu a prescrição de anticonvulsivantes de uso crônico, o que indica que o acompanhamento foi feito corretamente do ponto de vista medicamentoso. No entanto, é importante que o paciente seja avaliado novamente após esta nova crise convulsiva e que, se necessário, seja instituído um tratamento adequado e acompanhamento médico constante.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo