A solicitação de exames laboratoriais pelo nutricionista é ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender qual é a alternativa correta. O tema central aqui é a importância dos exames laboratoriais no acompanhamento nutricional, focando especificamente nas proteínas plasmáticas e suas funções.
Alternativa Correta: A
A pré-albumina é uma proteína plasmática que tem uma meia-vida mais curta do que a albumina, o que significa que ela pode refletir mudanças no estado nutricional do paciente mais rapidamente. Em casos de doenças agudas graves, a pré-albumina é útil para monitorar a resposta ao tratamento, mesmo que possa estar alterada em situações de inflamação. Portanto, a alternativa A está correta.
Analisando as Alternativas Incorretas:
Alternativa B: A transferrina não é sintetizada pelo músculo, mas pelo fígado. Além disso, ela é geralmente avaliada no contexto de anemias ferroprivas, e não especificamente nas anemias macrocíticas. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Alternativa C: A informação sobre a meia-vida da albumina está incorreta; a meia-vida da albumina é em torno de 21 dias, não 5 dias. Além disso, enquanto a albumina pode indicar o estado de distribuição de água e a presença de edema, a explicação oferecida na alternativa está simplificada e não se concentra adequadamente na função nutricional.
Alternativa D: A ingestão alimentar e o catabolismo induzido por estresse ou doença geralmente reduzem os níveis de albumina, ao invés de aumentar. Portanto, a afirmação está incorreta.
Alternativa E: A proteína transportadora de retinol diminui em casos de deficiência de vitamina A e zinco e não aumenta. Ela realmente diminui em inflamações e infecções, mas a descrição na alternativa contém erros sobre a deficiência vitamínica.
Entender as funções e características das proteínas plasmáticas é essencial para a prática nutricional, especialmente no monitoramento do estado nutricional dos pacientes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A é q correta,
Letra b- a transferrina é sintetizada no fígado
Letra c- meia vida da albumina é 20 dias
Letra d- diminuem os níveis serviço de albumina
Letra e- diminuida
b- transferrina, meia vida de 7 a 8 dias/ pré-albumina meia vida de 2 a 3 dias; produzida pelos hepatócitos
c- meia vida de 18 a 20 dias;
A - Apesar de poder estar alterada em casos de inflamação, a pré-albumina, que tem meia-vida mais curta que a albumina, é útil para monitorar a resposta de pacientes com doenças agudas graves.
B - A transferrina, proteína plasmática sintetizada pelo músculo, (Sintetizada pelos hepatócitos) é indicada para a investigação das anemias macrocíticas devido a sua meia-vida ser mais longa que a pré-albumina.
C- A albumina, proteína com meia-vida de 5 dias, (18-20 dias) pode ser útil na avaliação de distribuição de água nos diferentes compartimentos corporais, já que baixos níveis dessa proteína no plasma indicam edema.
D- Aumento da ingestão de proteínas da dieta e o catabolismo das proteínas corporais, induzido por doença ou estresse, elevam os níveis séricos de albumina. ( de fase aguda negativa reduz na presença de e infecções e inflamações)
E- A proteína transportadora de retinol é filtrada nos glomérulos e sua quantidade sérica pode ser aumentada na deficiência de vitamina A e zinco, porém, diminuída nos casos de inflamação e infecções graves. (Reduzida em doenças deficiência de vitamina A e zinco e por ser uma proteína de fase aguda negativa em inflamações e infecções)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo