Analise as afirmativas abaixo, tomando por base o texto.1. ...
Leia o texto.
Sempre fora invejosa; com a idade aquele sentimento exagerou-se de um modo áspero, invejava tudo na casa: a sobremesas que os amos comiam, a roupa branca que vestiam. As noites de soirée* , de teatro, exasperavam-na. Quando havia passeios projetados, se chovia de repente, que felicidade! O aspecto das senhoras vestidas e de chapéu, olhando por dentro das vidraças com um tédio infeliz, deliciava-a, fazia-a loquaz:
— Ai, minha senhora! É um temporal desfeito! É a cântaros, está para todo o dia! Olha o ferro!
E muito curiosa; era fácil encontrá-la, de repente, cosida por detrás de uma porta com a vassoura a prumo, o olhar aguçado. Qualquer carta que vinha era revirada, cheirada… Remexia sutilmente em todas as gavetas abertas; vasculhava em todos os papéis atirados. Tinha um modo de andar ligeiro e surpreendedor. Examinava as visitas. Andava à busca de um segredo, de um bom segredo! Se lhe caía um nas mãos!
Era muito gulosa. Nutria o desejo insatisfeito de comer bem, de petiscos, de sobremesas. Nas casas em que servia ao jantar, o seu olho avermelhado seguia avidamente as porções cortadas à mesa; e qualquer bom apetite que repetia exasperava-a, como uma diminuição de sua parte. De comer sempre os restos ganhava o ar agudo – o seu cabelo tomara tons secos, cor de rato. Era lambareira: gostava de vinho; em certos dias comprava uma garrafa de oitenta réis, e bebia-a só, fechada, repimpada, com estalos da língua, a orla do vestido um pouco erguida, revendo-se no pé.
Eça de Queirós. O primo Basílio
*espécie de reunião social
Analise as afirmativas abaixo, tomando por base o texto.
1. O texto descreve uma personagem e mostra, predominantemente, características psicológicas.
2. Três fortes sentimentos da personagem são apresentados no texto: cobiça, curiosidade e gula.
3. A personagem ficava quase louca com a não concretização de uma programação feita pela família a que servia.
4. A comparação a um rato se deve ao hábito de comer restos o que lhe dava um “ar agudo”.
5. Não há no texto nenhuma descrição de aspecto exterior da personagem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A comparação ao rato não se deve ao fato de o texto trazer ".. cor de rato..." essa comparação COR DE não está ligada a cor do cabelo dela? Como a COR DE rato pode ser ligada ao fato de ela comer as sobras?
Fiquei pensativo pelo mesmo motivo do colega Delcio. Porém, podemos chegar à resposta analisando o item "5", pois no mesmo excerto que causa confusão também elimina a alternativa, trazendo sim característica externas.
Mas acredito que caberia recurso.
Alternativa correta: "C".
5. Não há no texto nenhuma descrição de aspecto exterior da personagem.
-> o seu cabelo tomara tons secos, cor de rato.
Essa banca é muito FRACA!!!!
Fepe$e L.I.X.O
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo