Por que os modelos de ondulações geoidais são necessários?

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2722944 Geografia
Por que os modelos de ondulações geoidais são necessários?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

Os modelos de ondulações geoidais são essenciais na cartografia e na geodésia. Eles nos ajudam a entender a diferença entre duas superfícies fundamentais: o geoide e o elipsoide de referência. Essa diferença é crucial quando utilizamos sistemas de posicionamento global, como o GNSS (Global Navigation Satellite System).

Um dos desafios na utilização dos dados obtidos por receptores GNSS é que a altitude registrada está relacionada ao elipsoide de referência, e não ao nível médio do mar. O geoide é uma superfície equipotencial que se aproxima do nível médio dos mares e representa melhor a forma da Terra em termos de gravidade. Para converter as altitudes elipsoidais em altitudes acima do nível médio do mar, é necessário conhecer a diferença entre essas superfícies, conhecida como ondulação geoidal.

Alternativa A é a correta, pois explica que os modelos de ondulações geoidais são usados para ajustar as altitudes elipsoidais para que correspondam às altitudes em relação ao nível médio do mar.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B: Sugere que a variação de massa nos mares desloca o centro de gravidade do geoide, necessitando correções temporais, o que está incorreto. O geoide não depende de variações temporais de massa de água, mas sim da distribuição de massa da Terra.

Alternativa C: Relaciona os modelos geoidais à correção de interferências em imagens de satélites causadas por anomalias solares, o que não é a função dos modelos de ondulações geoidais. Este tipo de correção envolve outros métodos e tecnologias.

Alternativa D: Indica que os modelos geoidais são usados para ajustar órbitas de satélites, o que não é correto. A determinação das órbitas envolve modelos matemáticos específicos e a constelação de satélites em si, não o geoide.

Alternativa E: Afirma que o geoide ajuda a corrigir interferências atmosféricas nos sinais dos satélites, o que também não é a função dos modelos geoidais. As correções atmosféricas são tratadas por outros procedimentos e cálculos específicos no campo da geodésia.

O entendimento correto sobre a relação entre o geoide e o elipsoide de referência é fundamental para aqueles que trabalham com geodésia e cartografia, principalmente no contexto de sistemas de navegação e posicionamento global.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo