Uma paciente de 54 anos de idade, viúva, foi admitida há dua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HEMOPA
Q1208485 Medicina
Uma paciente de 54 anos de idade, viúva, foi admitida há duas semanas em uma unidade de clínica médica com queixa de dificuldade respiratória há vários dias. Tem história de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e internações freqüentes, tendo-se submetido a ventilação mecânica em uma dessas internações. Foram constatadas, ao exame clínico, febre, piora progressiva do quadro respiratório e dispnéia associada a cansaço intenso, que a prejudicavam na realização de tarefas diárias,como vestir-se e tomar banho. Tabagista desde os 15 anos de idade, abandonou o cigarro somente aos 50 anos. Nega etilismo.Apresentou os seguintes sinais vitais: temperatura de 35,7ºC;pulso de 70 bpm; freqüência respiratória de 20 irpm; pressão arterial de 130/86 mmHg; peso de 75kg e altura de 1,54 m. A paciente apresenta esforço respiratório evidente, tosse, falta de apetite, dificuldade para realizar atividades usuais, desinteresse pelas atividades de cuidado e pelas rotinas do hospital, diâmetro ântero-posterior do tórax aumentado e presença de sibilos difusos à ausculta pulmonar. Diz estar sem energia para viver. Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem
A relação peso/estatura é útil na avaliação do estado nutricional dessa paciente. O cálculo do índice de massa corporal (IMC) permite classificá-la como obesa de classe I

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a avaliação do estado nutricional de uma paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), utilizando o Índice de Massa Corporal (IMC) como ferramenta diagnóstica. Para resolver a questão, é necessário entender como calcular o IMC e interpretar sua classificação em termos de obesidade.

Alternativa Correta: C (certo)

A alternativa correta é C porque o cálculo do IMC é relevante e adequado para avaliar o estado nutricional de um adulto. O IMC é calculado dividindo o peso da pessoa em quilogramas (kg) pela altura em metros (m) elevada ao quadrado. No caso da paciente, o cálculo seria:

IMC = 75 kg / (1,54 m x 1,54 m) = 31,6 kg/m²

De acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), um IMC entre 30 e 34,9 kg/m² indica obesidade de classe I. Portanto, a informação de que a paciente pode ser classificada como obesa de classe I está correta.

Alternativa Incorreta: E (errado)

A alternativa E seria incorreta, pois sugeriria que a classificação da paciente como obesa de classe I com base no IMC está errada. No entanto, como demonstrado pelo cálculo, a classificação é correta, tornando a escolha dessa alternativa um equívoco.

Ao enfrentar questões como esta, é fundamental compreender a metodologia de cálculo do IMC e reconhecer suas classificações. Isso pode ser feito memorizando as faixas de IMC e praticando cálculos em diferentes cenários clínicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo