David Gallahue e John Ozmun caracterizam o estágio transitór...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Aumentar o controle motor e a competência motora, por meio de atividades diversificadas.
Vamos entender por que essa é a escolha correta e analisar as alternativas incorretas.
David Gallahue e John Ozmun descrevem o estágio transitório como um período em que as crianças estão intensamente envolvidas na descoberta e na combinação de vários padrões motores. Nesse estágio, elas ficam impressionadas com a rápida expansão de suas habilidades motoras.
Para que os alunos tenham um melhor rendimento nessa fase, os educadores devem buscar aumentar o controle motor e a competência motora, por meio de atividades diversificadas. Isso significa oferecer uma variedade de atividades que permitam às crianças experimentar e aperfeiçoar diferentes habilidades motoras. Ao expor os alunos a uma gama diversificada de movimentos, eles conseguem desenvolver um conjunto mais amplo de habilidades motoras, o que é crucial para seu desenvolvimento global.
Análise das Alternativas:
A - Aumentar as repetições e diminuir a diversificação dos movimentos, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento corporal.
Essa alternativa está incorreta porque restringe a variedade de movimentos que as crianças podem experimentar. Embora a repetição ajude no aperfeiçoamento de certas habilidades, a diminuição da diversificação limita o desenvolvimento amplo das habilidades motoras. No estágio transitório, é vital que as crianças tenham acesso a uma variedade de experiências motoras.
C - Especializar as crianças, principalmente em esportes individuais, tornando-as mais competentes nessas modalidades.
Essa alternativa também está incorreta. Especializar as crianças em esportes específicos muito cedo pode limitar seu desenvolvimento motor geral. No estágio transitório, é mais benéfico que as crianças explorem uma ampla gama de atividades para desenvolver uma base sólida de habilidades motoras, em vez de se especializarem prematuramente.
D - Reduzir a ânsia das crianças em relação ao descobrimento de novas possibilidades motoras.
Essa alternativa é incorreta porque vai contra a essência do estágio transitório, que é justamente a descoberta e a combinação de novos padrões motores. Reduzir o entusiasmo das crianças por essas descobertas pode limitar seu desenvolvimento motor e sua motivação para aprender.
Portanto, a melhor abordagem para educadores no estágio transitório é aumentar o controle motor e a competência motora através de atividades diversificadas, como indicado na alternativa B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
fase motora especializada: transição, aplicação e utilização vitalícia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo