Assinale a alternativa correta.
Leia o texto.
Sempre fora invejosa; com a idade aquele sentimento exagerou-se de um modo áspero, invejava tudo na casa: a sobremesas que os amos comiam, a roupa branca que vestiam. As noites de soirée* , de teatro, exasperavam-na. Quando havia passeios projetados, se chovia de repente, que felicidade! O aspecto das senhoras vestidas e de chapéu, olhando por dentro das vidraças com um tédio infeliz, deliciava-a, fazia-a loquaz:
— Ai, minha senhora! É um temporal desfeito! É a cântaros, está para todo o dia! Olha o ferro!
E muito curiosa; era fácil encontrá-la, de repente, cosida por detrás de uma porta com a vassoura a prumo, o olhar aguçado. Qualquer carta que vinha era revirada, cheirada… Remexia sutilmente em todas as gavetas abertas; vasculhava em todos os papéis atirados. Tinha um modo de andar ligeiro e surpreendedor. Examinava as visitas. Andava à busca de um segredo, de um bom segredo! Se lhe caía um nas mãos!
Era muito gulosa. Nutria o desejo insatisfeito de comer bem, de petiscos, de sobremesas. Nas casas em que servia ao jantar, o seu olho avermelhado seguia avidamente as porções cortadas à mesa; e qualquer bom apetite que repetia exasperava-a, como uma diminuição de sua parte. De comer sempre os restos ganhava o ar agudo – o seu cabelo tomara tons secos, cor de rato. Era lambareira: gostava de vinho; em certos dias comprava uma garrafa de oitenta réis, e bebia-a só, fechada, repimpada, com estalos da língua, a orla do vestido um pouco erguida, revendo-se no pé.
Eça de Queirós. O primo Basílio
*espécie de reunião social
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Enunciado: A questão aborda a regência verbal, que diz respeito à forma como os verbos se relacionam com seus complementos. A regência pode ser direta ou indireta, dependendo do verbo em questão.
Alternativa Correta: A alternativa E está correta. O verbo avisar pede dois complementos: um indireto (neste caso, a ele) e outro direto (que é a oração que teremos uma reunião social). Portanto, a análise da frase apresentada é correta, pois reflete a norma gramatical da língua portuguesa, conforme descrito na Gramática Normativa.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
A) A afirmação de que o verbo servir é transitivo direto está errada. O verbo servir nesse contexto é transitivo indireto, pois exige preposição. A expressão correta seria servir a alguém, e não simplesmente servir alguém.
B) A regência do verbo aspirar está incorreta. O verbo pode ser usado de forma transitiva, mas, quando significa ter desejo de, deve ser seguido de preposição, como em aspirar a algo. Portanto, a frase dada não está correta.
C) O verbo preferir é transitivo, mas pede apenas um complemento, que pode ser expresso em comparação. O exemplo dado está confuso, pois não há necessidade de dois complementos. A forma correta seria preferir doces a salgados, o que mostra que o verbo exige apenas um objeto direto.
D) Na análise proposta, o verbo querer pode ser transitivo direto ou indireto, dependendo do contexto. Na frase Quero um lugar à mesa, à mesa é um complemento indireto, enquanto em Quero bem a você, a você é um complemento indireto. No entanto, a frase “Quero um lugar” não apresenta objeto indireto, portanto a afirmação de que querer é transitivo indireto em ambas as frases é equivocada.
Conclusão: A alternativa E é a única que está correta, pois reflete com precisão a regência do verbo avisar e seu uso em um contexto adequado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assertiva E
Observe: “Avisei a ele que teremos uma reunião social, ou como dizem os franceses, um “soirée.” Nessa frase, a regência do verbo “avisar” está correta, pois nesse contexto ele pede dois complementos: um indireto e outro direto, respectivamente.
GABARITO E
A) Em: “Nas casas em que servia ao jantar”, o verbo “servir” é transitivo direto. Tem o significado de servir as pessoas na hora do jantar.
Ele está sendo usado como transitivo Indireto.
O verbo servir será verbo transitivo direto e intransitivo no sentido de Ter utilidade; dar auxílio; auxiliar, ajudar:
servir um colega; dedicou sua vida à caridade.
( https://www.dicio.com.br/servir/ )
____________________________________________
B) Em: “Eu aspiro o pó da tua ganância e tu aspiras à posição mais alta da empresa”, a regência do verbo “aspirar” está correta, já que ambos os objetos são diretos.
aspiras à posição - Está sendo usado como transitivo Indireto
Aspirar no sentido de sorver , respirar = VTD
Aspirei o ar puro.
Aspirar no sentido de Almejar, pretender , desejar = VTI (a)
Aspirava à magistratura.
_____________________________________________
C) O verbo preferir pede dois complementos. Exemplo disso é a frase: “Ela preferia mais doces do que salgados, já que era uma glutona.” Os complementos, neste caso, são: “doces” e “salgados”. Está, pois, correta a regência verbal na frase.
Preferir é um verbo Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto, sempre exigindo a preposição a (preferir alguma coisa a outra)
Correção : Ela preferia doces a salgados
( https://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=6796 )
__________________________________________________
D) Analise as frases: “Quero um lugar à mesa” e “Quero bem a você”. Nessas frases o verbo “querer” apresenta, em ambas as frases, objeto indireto, a saber: “à mesa” e “a você”. Pode-se dizer, então, que nesse contexto esse verbo é transitivo indireto.
Querer é transitivo direto no sentido de desejar, ter vontade de, cobiçar.
Querem melhor atendimento.
Queremos um país melhor.
2) Querer é transitivo indireto no sentido de ter afeição, estimar, amar.
Exemplos:
Quero muito aos meus amigos.
Ele quer bem à linda menina.
___________________________________________________________
E) Observe: “Avisei a ele que teremos uma reunião social, ou como dizem os franceses, um “soirée.” Nessa frase, a regência do verbo “avisar” está correta, pois nesse contexto ele pede dois complementos: um indireto e outro direto, respectivamente.
Avisei / algo ( OD ) A alguém ( OI )
( https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/verbo-avisar-regencia/#:~:text=Prefira%20a%20reg%C3%AAncia%20com%20o,pai%20da%20chegada%20do%20filho.)
________________________________________
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo