Considere um estudo de uma coorte de pacientes investigados ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q252502 Segurança e Saúde no Trabalho
Considere um estudo de uma coorte de pacientes investigados quanto ao hábito de ingesta etílica, cujos dados, separados por gênero, são a seguir apresentados.

Imagem 003.jpg

Analisando-se exclusivamente os dados da tabela acima, uma hipótese plausível que pode ser levantada é que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão se baseia nos conceitos de saúde e segurança no trabalho.

Para resolução da questão devemos analisar a tabela e encontrar a alternativa correta

A) Correto - o consumo excessivo e prolongado de álcool é um dos principais fatores que pode causar a degeneração hepatocelular, a porcentagem total dos indivíduos que bebem muito segundo o estudo é de 43,3% é por causa dessa ação ficam epidemiologicamente sujeitos a desenvolver degeneração hepatocelular.

B) Errado - ao contrário do que é afirmado pela questão, os 20% dos pacientes que não bebem ficam menos sujeitos a gastrite erosiva, esta enfermidade é uma condição na qual o revestimento do estômago fica inflamado e desenvolve erosões ou úlceras, ela pode se desenvolver por diversos fatores, entre eles o consumo excessivo de álcool.

C) Errado - os indivíduos com hábito de ingesta etílica excessiva e prolongada não são epidemiologicamente sujeitos ao enfisema pulmonar difuso, esta enfermidade é uma condição caracterizada pela destruição progressiva dos alvéolos pulmonares, resultando em uma redução da capacidade dos pulmões de trocar oxigênio e dióxido de carbono; o tabagismo é a causa mais comum de enfisema pulmonar, essa doença está ligado diretamente a exposição a gases, poeiras e fumos, também existe uma forma hereditária da doença porém é menos comum. 

D) Errado - a polineuropatia alcoólica é uma condição neurológica causada pelo consumo excessivo e prolongado de álcool, dessa forma os 33,33% dos homens que bebiam pouco apresentam baixo risco epidemiológico de desenvolver polineuropatia alcoólica. 

E) Errado - a neoplasia maligna de mama (câncer de mama), possui alguns fatores de risco conhecidos que incluem: idade avançada, histórico familiar de câncer de mama, mutações genéticas hereditárias, exposição a hormônios, obesidade, consumo de álcool e falta de atividade física; os 26,66% das mulheres que não bebiam não apresentam riscos epidemiológicos de desenvolver neoplasia maligna de mama causada pelo consumo de álcool, porém ainda estão sujeitos aos outros fatores. 

Gabarito do Professor: A


Fonte bibliográfica: Ministério da Saúde do Brasil - Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde - Série A. Normas e Manuais Técnicos; n. 114 - Brasília/DF – Brasil 2001


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo