Na Resolução COFEN 619-2019, foi decidido que o procedimento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2274350 Enfermagem
Na Resolução COFEN 619-2019, foi decidido que o procedimento passagem de sondas (nasogástricas, orogástricas, nasoentéricas) é privativo do Enfermeiro na Equipe de Enfermagem. E na Resolução COFEN 450/2013 está posto que o cateterismo vesical, seja ele de alívio ou demora, também é uma atividade privativa do enfermeiro. Considerando o assunto abordado do texto, avalie as proposições a seguir:

I- O técnico de Enfermagem continua inserido no processo, auxiliando o enfermeiro na execução do procedimento da sondagem e promovendo cuidados gerais ao paciente de acordo com a prescrição de enfermagem ou protocolo pré-estabelecido.

II- O técnico de enfermagem está proibido pelas Resoluções COFEN 619-2019 e COFEN 450/2013 de realizar qualquer atividade que envolva a passagem de sondas, devendo todos os pacientes que necessitem deste procedimento serem atendidos exclusivamente por enfermeiros.

III- Em pacientes com sonda vesical de demora, faça higienização cuidadosa do meato uretral com água e sabão neutro 1 vez/dia, e em pacientes acamados e com sonda vesical, faça a higiene íntima após cada evacuação.

IV- A verificação da diurese é de responsabilidade de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resolução COFEN nº 619/2019, normatiza a atuação da Equipe de Enfermagem na Sondagem Oro/nasogástrica e Nasoentérica.

I- Verdadeira - O técnico de Enfermagem continua inserido no processo, auxiliando o enfermeiro na execução do procedimento da sondagem e promovendo cuidados gerais ao paciente de acordo com a prescrição de enfermagem ou protocolo pré-estabelecido. Conforme  resoluções COFEN 619/2019, compete ao Técnico de Enfermagem e/ou ao Auxiliar de Enfermagem na sondagem oro/nasoenteral: a) Auxiliar ao enfermeiro na execução do procedimento da sondagem oro/nasoenteral; b) Promover cuidados gerais ao paciente de acordo com a prescrição de enfermagem ou protocolo pré-estabelecido; c) Comunicar ao Enfermeiro qualquer intercorrência advinda do procedimento; d) Proceder o registro das ações efetuadas, no prontuário do paciente, de forma clara, precisa e pontual; e) Participar das atualizações.

II- Falsa - A alternativa propõe que o técnico de enfermagem está proibido pelas Resoluções COFEN 619-2019 e COFEN 450/2013 de realizar qualquer atividade que envolva a passagem de sondas, devendo todos os pacientes que necessitem deste procedimento serem atendidos exclusivamente por enfermeiros, estando incorreta, ao Técnico de Enfermagem, observadas as disposições legais da profissão, compete o auxílio na execução do procedimento, além das atividades prescritas pelo Enfermeiro no planejamento da assistência, a exemplo de monitoração e registro das queixas do paciente, das condições do sistema de alimentação/drenagem, do débito, manutenção de técnica limpa durante o manuseio do sistema, sob supervisão e orientação do Enfermeiro.

III- Verdadeira - A higiene íntima pode ser realizada durante o banho, com água corrente e sabão neutro, cuidando para não puxar e movimentar a sonda, especialmente nos banho de aspersão. Nos pacientes acamados a higiene íntima deve ser realizada a cada troca de fralda. 

IV- Verdadeira - A verificação da diurese é de responsabilidade de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Orienta-se esvaziar a bolsa coletora sempre que ela estiver 2/3 cheia;  Utilizar recipiente para descarte de urina (comadre utilizados apenas para esse fim); Posicionar o recipiente abaixo da bolsa coletora e abrir a válvula, deixando a urina escorrer para recipiente;  Após esvaziamento da bolsa, fechar a válvula e desprezar urina contida no recipiente em vaso sanitário e dar descarga, registrar volume desprezado. 

Gabarito: Letra D



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

o recomendado é a higiene a cada 8hrs

A alternativa correta é a "D - I, III e IV apenas". Isso porque, de acordo com as Resoluções COFEN 619-2019 e COFEN 450/2013, a passagem de sondas e o cateterismo vesical são procedimentos privativos do enfermeiro. No entanto, o técnico de enfermagem não está totalmente proibido de participar do processo, como sugere a afirmação II. Ele pode auxiliar o enfermeiro na execução do procedimento e promover cuidados gerais ao paciente conforme prescrito, como afirmado na opção I. A afirmação III, que trata dos cuidados de higiene do paciente com sonda vesical, também está correta. O mesmo vale para a afirmação IV, que indica que a verificação da diurese é uma responsabilidade de todos os profissionais de enfermagem, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares. Portanto, as afirmações I, III e IV estão corretas, tornando a alternativa D a resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo