A sedação na unidade de terapia intensiva neonatal inclui an...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2678782 Enfermagem

A sedação na unidade de terapia intensiva neonatal inclui analgesias para doenças e procedimentos dolorosos, e adesão à ventilação controlada e aos cuidados rotineiros. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre sedação na unidade de terapia intensiva neonatal. A alternativa correta é a D: "Dexmedetomidina induz sedação dos impulsos eferentes simpáticos, também possui efeito analgésico, e seus efeitos colaterais são predominantemente hemodinâmicos".

Justificativa da Alternativa Correta

Dexmedetomidina é um sedativo utilizado na UTI neonatal que age nos receptores alfa-2 adrenérgicos, o que leva à sedação, redução dos impulsos eferentes simpáticos e analgesia. É frequentemente utilizado devido ao seu perfil de segurança e eficácia na sedação de recém-nascidos e lactentes. Seus efeitos colaterais são principalmente hemodinâmicos, como queda da pressão arterial e bradicardia, mas são geralmente bem manejáveis na prática clínica.

Análise das Alternativas Incorretas

A - Barbitúricos: Barbitúricos não são considerados anestésicos dissociativos e, embora sejam utilizados para sedação, não são agentes indutores de anestesia comuns na prática atual devido ao seu perfil de efeitos colaterais e o desenvolvimento de alternativas mais seguras.

B - Hidrato de cloral: Este fármaco é um sedativo hipnótico que pode ser utilizado em pediatria. No entanto, ele não possui a ampla gama de efeitos mencionados, como ansiólise, atividade anticonvulsivante, amnésia e relaxamento muscular, além de que, seu uso tem diminuído devido ao perfil de efeitos adversos.

C - Cetamina: A cetamina é um anestésico dissociativo que pode ser utilizado para sedação e analgesia, principalmente em procedimentos curtos, mas não é a primeira escolha para recém-nascidos e lactentes devido ao risco de efeitos colaterais como hipertensão e alucinações.

E - Clonidina: Clonidina é um agonista alfa-2 adrenérgico, semelhante à dexmedetomidina, mas não é um anticonvulsivante. Embora possa ter algum uso em sedação, não é preferida devido ao seu perfil de efeitos colaterais, que inclui a hiperalgesia e a potencial necessidade aumentada de analgesia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo