No manejo florestal comunitário para a produção de madeira ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q454668 Engenharia Florestal
No manejo florestal comunitário para a produção de madeira na Amazônia, as atividades técnicas são divididas em duas grandes etapas, a pré-colheita e a colheita. Sobre a etapa da colheita, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Todas as alternativas, fora a letra d, são etapas da pré-colheita. Note no enunciado que o examinador pede a etapa de colheita.

Questão copiada e colada, pode ser encontrada em: http://imazon.org.br/guia-para-o-manejo-florestal-comunitario/

 

1. Pré-Colheita:

Elaboração do Plano de Manejo Florestal. O plano de manejo define como a floresta será manejada e deve incluir:

• Divisão da propriedade florestal em áreas de colheita, áreas de preservação permanente e áreas inacessíveis à colheita (mapa);

• Planejamento das estradas secundárias, que conectam a área de colheita, e das estradas primárias por onde os produtos são escoados;

• Divisão da área a ser manejada em parcelas ou talhões de colheita anual.

Censo florestal é um inventário de todas as árvores de valor comercial existentes na área de colheita anual. As atividades do censo são:

• Demarcação dos talhões;

• Abertura das trilhas de orientação;

• Identificação, localização e avaliação das árvores de valor comercial;

• Levantamento de outras informações como, por exemplo, presença de cursos d´água, áreas cipoálicas e variações topográficas.

As informações coletadas no censo permitem calcular o volume a ser colhido, bem como produzir o mapa final do censo. Esse mapa é o instrumento básico para orientar todas as outras etapas de planejamento da colheita das árvores.

 

Corte de cipós. Algumas florestas possuem muitos cipós. Os cipós que se estendem entre as copas das árvores dificultam as operações de corte dessas árvores, aumentam os danos às árvores vizinhas e aumentam os riscos de acidentes durante a colheita. Para diminuir os problemas causados pelos cipós:

Nas áreas de manejo

• Corte somente os cipós que entrelaçam as árvores a serem colhidas;

• Corte os cipós aproximadamente a 1 metro do solo;

• Corte somente os cipós com diâmetro maior que 2 centímetros.

Nas áreas de floresta remanescente:

• Corte somente os cipós ao redor das árvores selecionadas para o corte futuro;

• Faça o corte localizado, assim você pode reduzir custos e possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

O corte de cipós entrelaçados às árvores que serão colhidas ajuda a reduzir danos à floresta, diminui os riscos de acidentes e cria melhores condições para a regeneração nos espaços abertos.

2. Colheita

Demarcação da colheita florestal. Na floresta, a equipe de trabalho usa o mapa de manejo para demarcar as estradas, os pátios de estocagem e os ramais de arraste e, se for preciso, para fazer ajustes na direção de queda das árvores. O ideal é verificar as condições da floresta e anotar no mapa qualquer ajuste.

Fonte: https://imazon.org.br/guia-para-o-manejo-florestal-comunitario/#:~:text=Pr%C3%A9%2DColheita%3A,ser%C3%A1%20manejada%20e%20deve%20incluir%3A&text=Divis%C3%A3o%20da%20propriedade%20florestal%20em,inacess%C3%ADveis%20%C3%A0%20colheita%20(mapa)%3B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo