Julgue os itens a seguir, que constituem trechos reescritos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q90955 Português
Julgue os itens a seguir, que constituem trechos reescritos do texto, no que se refere à correção gramatical e à manutenção das ideias originais.

Um dos argumentos de Kevin Kelly diz respeito ao incremento de dúvidas relacionadas à informação, a despeito de haver, hoje, mais condições de acessá-la. (L.13-16)
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém pode dizer porque essa questão está certa?
Acho que o argumento de Kelly não foi esse.

Eu errei também a questão, mas por falta de atenção. Realmente ambos os trechos estão dizendo a mesma coisa. O argumento defente que kevin kelly tem duvidas quanto (à procedencia, a veracidade, a legitimidade) à informação, a despeito (embora), hj muitas possibilidades de acessá-la.

Correto, o item.

O texto utiliza o termo "Apesar de" que é ideia de contrariedade (conjuncao subordinada adverbial concessiva):
"apesar de a rede nos ter tornado mais capazes de acessar conhecimento, ela também é responsável pela ampliacao de incerteza em relacao à informação" 
A ideia de contrariedade é uma consequente diferente do objetivo pelo qual efetuou a causa.
Ex. Ele bateu muito forte o carro, mas nada aconteceu (ora o obvio seria acontecer alguma coisa)

A questao utiliza "a despeito de" que tem o mesmo significado. As conjuncoes têm o mesmo sentido.

Gabarito oficial: CERTO (questionável)
Discordo do gabarito, acho que a questão deveria ser considerada ERRADA, pois as ideias originais não foram mantidas.
Na versão original do texto: "Ele argumenta, por exemplo, que, apesar de a rede nos ter tornado mais capazes de acessar conhecimento, ela também é responsável pela ampliação da incerteza em relação à informação."
Na versão reescrita: "Um dos argumentos de Kevin Kelly diz respeito ao incremento de dúvidas relacionadas à informação, a despeito de haver, hoje, mais condições de acessá-la."
Simplesmente sumiu a menção à rede (Internet) como agente das mudanças. De onde veio o incremento de dúvidas relacionadas à informação? O que permitiu mais condições de acessá-la? A segunda versão não responde, ou seja, houve claramente perda de informação relevante.
 Só em sentido muito amplo se poderia alegar que foram "mantidas as ideias originais". Claro, o CESPE adora apelar pra esse tipo de ambiguidade de sentido.. o que significa "mantido" para o CESPE? Pode ser qualquer coisa, certas questões parecem feitas pra permitir qualquer interpretação, ao bel-prazer da banca...
Errei a questão por crer que houve redução das ideias originais. Quando a reescritura fala em acessá-la ele se refere à informação e não ao conhecimento como dito no texto original. Sendo assim, para mim, conhecimento é algo distinto de informação. Além do mais a informação leva ao conhecimento. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo