As projeções cartográficas podem ser cilíndricas, cônicas ou...
As projeções cartográficas podem ser cilíndricas, cônicas ou planas/azimutais, dependendo da superfície empregada em sua construção.
Com base na figura abaixo, associe o tipo de projeção a sua respectiva definição.
(Fonte:https://resumos.mesalva.com/elementos-cartograficos-projecoes-cartograficas/)
( ) O ponto de tangência torna-se o centro do mapa, apresenta pequenas deformações que se acentuam à medida que nos afastamos dele. Podem-se considerar três modalidades desse tipo: polar, equatorial e oblíqua.
( ) Os meridianos são radiais, isto é, linhas retas que se encontram em um polo, e os paralelos são círculos concêntricos.
( ) Os paralelos (retos e horizontais) e os meridianos (retos e verticais), ao se cruzarem, formam ângulos retos.
Assinale a opção que apresente a sequência correta, de cima para
baixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As projeções cartográficas são representações da superfície terrestre em um plano. Todas elas apresentam deformações e, dependendo do tipo, enfatizam mais a forma, dimensão, entre outros. As projeções podem ser classificadas quanto a superfície de projeção em plana ou azimutal, cônica ou cilíndrica e quanto a propriedade em equivalente, conforme, equidistante ou afilática.
IBGE. As projeções cartográficas. c2023. Disponível em: < https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/as-projec-o-es-cartogra-ficas.html>
A- Incorreta- A sequência correta é III – II – I.
B- Incorreta- A sequência correta é III – II – I.
C- Correta- (III) Na projeção plana ou azimutal a representação da superfície é feita em um plano tocante, que pode ser polar, equatorial ou oblíqua. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são irradiados do polo de tangência. Quanto mais próximo ao plano tocante, tem menor deformidade. Exemplo: símbolo da ONU. (II) Na projeção cônica a representação da superfície terrestre é feita em um cone, direcionado para um determinado hemisfério. Os meridianos são linhas retas que convergem para os polos e os paralelos formam círculos concêntricos. Exemplo: projeção de Albers. (I) Na projeção cilíndrica a representação da superfície terrestre é feita em um cilindro. Os paralelos e meridianos convergem entre si e não se encontram nos polos. Exemplo: Projeção de Mercador.
D- Incorreta- A sequência correta é III – II – I.
Gabarito do Professor: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não entendi esse de cima pra baixo, alguém poderia me explicar?
Não entendi bem a sua dúvida, mas a questão pedia para correlacionar as projeções com as descrições. Fui respondendo por eliminação.
O ponto de tangência torna-se o centro do mapa, apresenta pequenas deformações que se acentuam à medida que nos afastamos dele. Podem-se considerar três modalidades desse tipo: polar, equatorial e oblíqua. A única que trás a representação dos polos é a 3.
Os paralelos (retos e horizontais) e os meridianos (retos e verticais), ao se cruzarem, formam ângulos retos, a única figura em que eles se cruzam é na 1.
Por exclusão a 2 só podia ser a do meio.
Gabarito C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo