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Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Analista de TI |
Q1760532 Arquitetura de Software
Os processos que visam à usabilidade no desenvolvimento de software, também conhecidos como processos de design de IHC, podem ser utilizados no desenvolvimento de software com qualidade. Com relação aos processos de design de IHC usados no desenvolvimento de software, é CORRETO afirmar que
Alternativas

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Vamos entender melhor o tema abordado na questão sobre processos de design de IHC (Interação Humano-Computador) na usabilidade do desenvolvimento de software.

A alternativa D é a correta. Vamos discutir o porquê e analisar também as alternativas incorretas.

Alternativa D:

Essa alternativa afirma que o processo de design envolve atividades básicas que incluem a análise da situação atual, a síntese de uma intervenção e a avaliação dessa intervenção. Cada processo detalha essas atividades de uma maneira específica, definindo como executar cada atividade, a sequência delas, as possíveis repetições e os artefatos envolvidos. Esta descrição é precisa e abrange os principais aspectos dos processos de design em IHC, considerando a necessidade de avaliar e ajustar continuamente para melhorar a usabilidade.

Alternativas Incorretas:

Alternativa A:

Essa alternativa menciona o conceito de design participativo sugerido por Nielsen. No entanto, ela afirma incorretamente que o design participativo consiste em usar uma equipe multidisciplinar onde todos os desenvolvedores participam do design da interação. Na realidade, o design participativo foca na inclusão dos usuários finais no processo de design, não apenas dos desenvolvedores.

Alternativa B:

O ciclo de vida em estrela proposto por Hix e Hartson realmente considera todas as atividades interligadas. Contudo, a afirmação de que o projeto conceitual associado à especificação do design é uma atividade central não é correta. No ciclo de vida em estrela, não há uma atividade central; todas são igualmente importantes e interconectadas.

Alternativa C:

Nielsen defende o design paralelo, que envolve a criação de múltiplas soluções de design em paralelo para identificar a melhor abordagem. A descrição na alternativa, contudo, confunde o conceito ao sugerir que se trata de organizar uma arena de interação com agrupamentos de elementos interativos. Isso não está alinhado com a ideia de Nielsen sobre o design paralelo.

Espero que essas explicações tenham esclarecido as suas dúvidas sobre processos de design de IHC. Qualquer outra dúvida, estou à disposição para ajudar!

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