Julgue o item a seguir.Até 1791, o Brasil ostentava o título...
Julgue o item a seguir.
Até 1791, o Brasil ostentava o título de maior nação
escravista, sendo ultrapassado posteriormente pelos
Estados Unidos. Este último alcançou sucesso ao
desenvolver um eficaz modelo de reprodução de
escravos, ao mesmo tempo em que dificultava a
manumissão individual dos cativos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A resposta é CERTO, com ressalvas.
Até 1791, o Brasil era a maior nação escravista do mundo, com uma população escrava estimada em 2,5 milhões de pessoas. Os Estados Unidos, por sua vez, tinham uma população escrava estimada em 700.000 pessoas.
Em 1791, ocorreu a Revolução Haitiana, que resultou na abolição da escravidão na colônia francesa de Saint-Domingue. A Revolução Haitiana foi um evento importante na história da escravidão, pois demonstrou que a escravidão era um sistema que podia ser derrubado.
Após a Revolução Haitiana, os Estados Unidos começaram a se tornar a maior nação escravista do mundo. Isso se deveu a uma série de fatores, incluindo:
- O crescimento da economia americana: A economia americana estava crescendo rapidamente no século XIX, e a escravidão era uma parte importante dessa economia.
- A expansão territorial dos Estados Unidos: Os Estados Unidos expandiram seu território para o oeste, e isso levou ao aumento da demanda por escravos para trabalhar nas novas terras.
- A proibição do tráfico de escravos: O Congresso dos Estados Unidos proibiu o tráfico de escravos em 1808, mas isso não impediu o crescimento da população escrava nos Estados Unidos.
Os Estados Unidos desenvolveram um eficaz modelo de reprodução de escravos. Isso foi feito através de leis que dificultavam a manumissão individual dos escravos e que incentivavam a reprodução escrava.
As leis que dificultavam a manumissão individual dos escravos incluíam a exigência de que os escravos libertos pagassem uma taxa alta para obter a liberdade, e a proibição de escravos libertos de possuir terras ou negócios.
As leis que incentivavam a reprodução escrava incluíam a proibição da esterilização de escravos, e a permissão para que os escravos fossem vendidos separadamente de suas famílias.
Portanto, a afirmação de que o Brasil ostentava o título de maior nação escravista até 1791, sendo ultrapassado posteriormente pelos Estados Unidos, é correta. Os Estados Unidos alcançaram sucesso ao desenvolver um eficaz modelo de reprodução de escravos, ao mesmo tempo em que dificultavam a manumissão individual dos cativos.
No entanto, é importante ressaltar que a escravidão nos Estados Unidos era um sistema muito diferente da escravidão no Brasil. No Brasil, a escravidão era baseada no trabalho agrícola, enquanto nos Estados Unidos era baseada no trabalho industrial.
Manumissão = Liberdade concedida ao escravo pelo seu senhor. O mesmo que alforria.
Muito melhor que o comentário oficial da plataforma.
Questão totalmente absurda. No referido ano o Brasil sequer existia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo