Classificam-se como materiais perigosos o muito venenoso, o ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (88)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eu errei a questão no dia e fiquei me perguntando por quê. Ora, foi uma pegadinha do Cespe. Se eu não me engano, parte da prova foi baseada no doutrina de Dias.
Segue a explicação da própria banca que pode nos esclarecer o Aerodispersoide.
JUSTIFICATIVA – Aerodispersoide pesado não consiste em material perigoso arrolado na literatura de referência. Além
disso, o termo usado é “aerodispersoide” e não “aerodispersoide pesado”.
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdfERRADA!
Isso mesmo Vanessa, veja o comentário do professor Felipe Petrachini do Estratégia Concursos!
Comentário: A banca jogou um dicionário no chão e pegou a primeira palavra que encontrou ali para fazer uma questão :P. Pois bem, como a banca bem apontou, não se encontra na doutrina a utilização do termo “aerodispersoide pesado”, o que já invalidaria a questão. Não estou dizendo que o termo não existe, estou dizendo que nenhum autor consultado pela banca utiliza esta expressão :P. E tem um outro probleminha. Para começar, chama-se aerodispersóide as partículas ou gotículas extremamente pequenas em suspensão na atmosfera ou ambiente de trabalho que são transportados pela corrente de ar. Os aerodispersóides não são materiais, e sim subprodutos gerados da utilização dos materiais no processo de produção. Por exemplo: uma empresa que faça pias de cozinha vai gerar aerodispersóides quando corta o granito para sua montagem, pois o corte da pedra vai gerar poeira. Esta poeira não é um material, aliás, esta poeira nem mesmo tem aplicação comercial :P. Por esta razão, eu não vejo material suficiente para um recurso aqui. Se alguém conseguir encontrar algum texto doutrinário que trabalhe com o termo “aerodispersoide pesado”, gostaria que encaminhasse o excerto para meu email do estratégia: [email protected]
Fonte:http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/pf-recursos-e-esclarecimentos-arm-e-arquivologia/
Lógico? A CESPE coloca esse termo como se fosse muito importante na vida de um agente admistrativo saber o quê aerodispersoide significa...
Critérios para armazenagem de cilindros de gases especiais: muitos gases têm propriedades similares entre si e são, portanto, reunidos em 6 (seis) grupos. Tais categorias são baseadas em propriedades químicas e físicas similares, compatibilidade de estocagem e procedimentos de manuseio de emergência generalizados. Os grupos são numerados de "1" (menos perigosos) a "6" (mais perigosos). Para cada grupo específico, existem requisitos gerais de armazenagem e procedimentos de manuseio de emergência pertinentes àquela categoria de produtos.
Grupo 1 - Não inflamáveis, não corrosivos, baixa toxidez
Grupo 2 - Inflamáveis, não corrosivos, baixo toxidez
Grupo 3 - Inflamáveis, tóxicos e corrosivos
Grupo 4 - Tóxicos e/ou corrosivos, não inflamáveis
Grupo 5 - Espontaneamente inflamáveis
Grupo 6 - Muito venenosos
(JOÃO JOSÉ VIANA, ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: UM ENFOQUE PRÁTICO, p.315)
Aerodispersoide: Cada uma das partículas microscópicas de uma substância que está dispersa no ar (ex.: os aerodispersoides penetram no organismo através das vias respiratórias, através da pele ou por ingestão).
"aerodispersóide", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/aerodispers%C3%B3ide [consultado em 21-01-2015].
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo