Julgue o item a seguir.A independência do Brasil teve como g...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316774 História

Julgue o item a seguir.


A independência do Brasil teve como grande ponto de partida a Revolução Liberal de Coimbra, que tinha intenções para o Brasil alinhadas das que a elite brasileira possuía. Esse alinhamento de interesses fez com que essa camada social passasse a defender a ideia de ruptura do laço existente com a metrópole, isso com outros motivos levou ao 7 de setembro de 1822, e, com esse momento, o Brasil determinou o fim do laço colonial que existia com Portugal, declarando-se como uma nação independente.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O movimento constitucionalista português de 1822 é conhecido como Revolução Liberal do Porto onde se sediou. Este grupo pretendia instituir uma Constituição e transformar o Império português numa monarquia constitucional, trazer a corte e o monarca de volta do Brasil e faze-lo jurar lealdade a Constituição. A abertura dos portos de 1808 e a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal fez com que os revolucionário pretendessem retornar o Brasil a situação de colônia e isto contrariou os interesses dos comerciantes brasileiros que apoiaram a independência.

GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação contém imprecisões históricas, portanto está errada.

A Revolução Liberal do Porto, ocorrida em Portugal, teve início em 1820, não em Coimbra, e não foi diretamente responsável pela independência do Brasil. Esse movimento em Portugal resultou na convocação das Cortes Constituintes, que promulgaram uma Constituição liberal em 1821, exigindo uma série de mudanças políticas e administrativas no Brasil.

De fato, houve uma tensão entre a elite brasileira e as demandas das Cortes Constituintes em Portugal, que resultaram em um descontentamento por parte das elites locais com as medidas adotadas por Portugal, incluindo restrições econômicas e políticas impostas ao Brasil.

No entanto, o evento que marcou a independência do Brasil foi o famoso "Dia do Fico", em 9 de janeiro de 1822, quando Dom Pedro I decidiu ficar no Brasil em oposição às Cortes Portuguesas, que pretendiam seu retorno a Portugal. O 7 de setembro de 1822, com o famoso "Grito do Ipiranga", foi quando Dom Pedro proclamou a independência do Brasil.

Assim, a independência do Brasil não foi um desdobramento direto da Revolução Liberal do Porto, mas sim um processo relacionado a eventos internos e decisões tomadas por Dom Pedro I no contexto político da época.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo