As espécies de Aspergillus estão amplamente distribuídas ent...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2677720 Veterinária

As espécies de Aspergillus estão amplamente distribuídas entre os fungos filamentosos saprofíticos. Embora o gênero contenha mais de 190 espécies, somente um número limitado delas tem sido implicado em infecções oportunísticas de animais e humanos. Os aspergilos são aeróbios e crescem rápido, formando colônias distintas após incubação por dois ou três dias. Considerando-se as doenças e as condições clínicas apresentadas por espécies de Aspergillus em animais domésticos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(_) O Aspergillus niger é epiteliotrópico e específico ao hospedeiro, causando lesões proliferativas em muitas espécies de mamíferos e de aves. Apresenta as colônias de coloração marrom-avermelhadas, com textura granular característica de verrugas.

(_) Mastite micótica ocasionalmente resulta de introdução acidental de esporos de Aspergillus fumigatus para dentro da glândula mamária em um tubo intramamário. Portanto, é muito comum na espécie de bovinos leiteiros e pode resultar do uso de tubos de antibióticos intramamários contaminados.

(_) A aspergilose nasal canina é encontrada em cães jovens e de meia idade de raças dolicocefálicas. Os sinais clínicos, que frequentemente são unilaterais, incluem descarga nasal sanguinopurulenta profusa e persistente, com espirros e crises de epistaxe.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa correta: D: E - C - C

justificativa

  1. O Aspergillus niger é epiteliotrópico e específico ao hospedeiro, causando lesões proliferativas em muitas espécies de mamíferos e de aves. Apresenta as colônias de coloração marrom-avermelhadas, com textura granular característica de verrugas.
  • Errado. Aspergillus niger não é epiteliotrópico e não apresenta colônias com essas características específicas.
  1. Mastite micótica ocasionalmente resulta de introdução acidental de esporos de Aspergillus fumigatus para dentro da glândula mamária em um tubo intramamário. Portanto, é muito comum na espécie de bovinos leiteiros e pode resultar do uso de tubos de antibióticos intramamários contaminados.
  • Certo. Aspergillus fumigatus pode causar mastite micótica em bovinos leiteiros, especialmente quando há contaminação dos tubos intramamários.
  1. A aspergilose nasal canina é encontrada em cães jovens e de meia idade de raças dolicocefálicas. Os sinais clínicos, que frequentemente são unilaterais, incluem descarga nasal sanguinopurulenta profusa e persistente, com espirros e crises de epistaxe.
  • Certo. A aspergilose nasal canina afeta cães dolicocefálicos e apresenta os sinais clínicos descritos.

resumo: A sequência correta das afirmativas sobre as condições clínicas apresentadas por espécies de Aspergillus em animais domésticos é E - C - C, indicando que as duas últimas afirmativas estão corretas.

pontos chave

  • Aspergillus niger: Não é epiteliotrópico e não apresenta colônias com as características mencionadas.
  • Mastite micótica: Causada por Aspergillus fumigatus em bovinos leiteiros devido à contaminação.
  • Aspergilose nasal canina: Afeta cães dolicocefálicos e apresenta sinais clínicos como descarga nasal sanguinopurulenta e epistaxe.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo