Os registros administrativos existentes na entidade auditada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47230 Auditoria
Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria,
julgue os itens subsequentes.

Os registros administrativos existentes na entidade auditada são considerados fontes primárias de informação para o auditor ou entidade de auditoria.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos compreender o tema central que são as fontes de informação utilizadas durante um processo de auditoria. Em auditoria, é fundamental identificar e utilizar fontes confiáveis para obter evidências que sustentem o parecer do auditor.

A alternativa correta é: E - errado

Os registros administrativos existentes na entidade auditada, como documentos internos, relatórios contábeis e financeiros, são sim utilizados como fontes de informações. No entanto, na perspectiva de auditoria, eles são considerados fontes secundárias de evidência. Fontes primárias, ou seja, aquelas consideradas mais confiáveis, são as evidências externas à organização, como confirmações de terceiros, que normalmente passam por menos risco de manipulação interna.

Ao afirmar que os registros administrativos são fontes primárias, a questão está incorreta. O auditor deve, sempre que possível, buscar evidências externas, que oferecem maior segurança e confiabilidade ao processo de auditoria.

Entender a diferença entre fontes primárias e secundárias de informação é crucial para realizar uma auditoria eficaz, garantindo que as conclusões sejam baseadas em evidências robustas e imparciais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As fontes primárias são aquelas nas quais a equipe tem controle sobre a forma de coleta dos dados.
As fontes secundárias são aquelas coletadas e sistematizadas por outros.

No item o exemplo é de uma fonte secundária.

Fontes de informação de auditoria: as informações de auditoria podem ser de natureza primária ou secundária.
As fontes primárias são entendidas como as produzidas pelos responsáveis pela atividade de auditoria, a partir da execução de técnicas de auditoria tais como: visitas, exames físicos patrimoniais, entrevistas, exame de documentos originais, circularização, exames de registros e livros auxiliares e conferência de dados e informações.
As fontes secundáriassão entendidas como as que são coletadas e sistematizadas pela equipe de auditoria a partir de dados produzidos por terceiros e que estão disponíveis em: (i) sistemas computadorizados corporativos ou (ii) arquivos dos órgãos ou entidades

Fonte Primária -> Construída pelo próprio Auditor.

Fonte Secundária -> Registros produzidos pela entidade auditada ou pelo seu gestor.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo