O tromboembolismo venoso é o terceiro principal diagnóstico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506491 Medicina
O tromboembolismo venoso é o terceiro principal diagnóstico vascular, após infarto e derrame. Esse quadro acontece quando um coágulo se forma em uma veia, prejudicando o fluxo de sangue pelo organismo e caso não seja tratada corretamente, essa condição pode se agravar causar óbito. No que se refere a essa doença, assinale V para as informações verdadeiras e F para as falsas e marque a alternativa correspondente.

(__) A Embolia pulmonar (EP) ocorre quando o coágulo atinge uma veia profunda, geralmente na perna. Ali, compromete a circulação sanguínea, bloqueando total ou parcialmente o fluxo.
(__) A Trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando o trombo se desprende das paredes do vaso onde se formou e percorre a circulação sanguínea, atingindo o pulmão. Ali, compromete o fluxo de sangue e pode causar a morte.

(__) A trombose venosa profunda atinge as pernas, tanto as coxas quanto panturrilhas, e tende a se manifestar em um lado do corpo de cada vez, podendo apresentar na região afetada: dor, vermelhidão, inchaço e endurecimento, calor.

(__) O diagnóstico de tromboembolismo venoso, constitui-se por avaliação clínica do paciente e a partir da suspeita de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, a confirmação do diagnóstico deve ser feita por meio de exames complementares, incluindo: Exames de imagem, como ultrassonografia vascular com doppler, angiografia pulmonar e venografia com contraste, além da dosagem do dímero-D.

(__) São fatores de risco à formação de coágulos: Idade avançada, Obesidade, Tabagismo (fumantes); Câncer ou distúrbios autoimunes, Gravidez e puerpério, Uso de contraceptivos orais, Uso de hormônios via oral na menopausa, Cirurgia recente, Histórico familiar de tromboembolismo venoso.
Alternativas