Conforme a classificação de estruturas pré-moldadas, segundo...
1. Considera-se, para efeito de cálculo, que uma estrutura apresenta deslocabilidade reduzida quando os deslocamentos horizontais dos nós são pequenos e os efeitos globais de 2ª ordem são inferiores a 10% dos respectivos efeitos de 1ª ordem. 2. Em todos os tipos de deslocabilidade que a estrutura pode apresentar, a análise estrutural deve obrigatoriamente considerar os efeitos da não linearidade geométrica e da não linearidade física, e no dimensionamento devem ser obrigatoriamente considerados os efeitos globais, locais e localizados de 2ª ordem. 3. São consideradas estruturas com deslocabilidade moderada aquelas em que os efeitos de 2ª ordem estão no intervalo entre 10% a 30% dos respectivos efeitos de 1ª ordem. Nesses casos, devem ser considerados os efeitos de 2ª ordem global na estrutura. 4. Quando a deslocabilidade da estrutura for reduzida ou moderada, basta considerar os efeitos locais e localizados de 2ª ordem. 5. As estruturas com deslocabilidade acentuada são aquelas em que os deslocamentos horizontais são significativos (efeitos de 2ª ordem são superiores a 30% dos respectivos efeitos de 1ª ordem).
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO LETRA C
De acordo com a NBR 6118:2014 (item 15.4.2) as estruturas são classificadas em estruturas de nós fixos e estruturas de nós móveis. As estruturas de nós fixos são as estruturas onde os Efeitos Globais de 2ª ordem são inferiores a 10% dos respectivos esforços de 1ª ordem. Neste caso, basta considerar os efeitos locais e localizados de 2ª ordem, permitindo-se o processo descrito para verificação dos efeitos globais de 2ª ordem. As estruturas com deslocabilidade moderada são aquelas onde os efeitos de 2ª ordem não são desprezíveis (estão no intervalo entre 10% a 30% dos respectivos efeitos de 1ª ordem) e devem ser considerados os efeitos de 2ª ordem global na estrutura. Neste caso permite-se o processo descrito para análise dos efeitos globais de 2ª ordem.
FONTE: https://www.banasqualidade.com.br/noticias/2017/05/a-qualidade-das-estruturas-de-concreto-pre-moldado.php
CLASSIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS SEGUNDO SUA DESLOCALIBIDADE:
a) com deslocabilidade reduzida: deslocamentos horizontais dos nós pequenos e os efeitos globais
de 2ª ordem desprezíveis (< 10% dos respectivos efeitos de 1ª ordem);
b) com deslocabilidade moderada: efeitos de 2ª ordem não desprezíveis (entre 10% e 30% dos
respectivos efeitos de 1ª ordem);
c) com deslocabilidade acentuada: deslocamentos horizontais significativos (efeitos de 2ª ordem >
30% dos respectivos efeitos de 1ª ordem).
A 2ª afirmativa é falsa, pois apenas em estruturas de deslocabilidade acentuada deve-se considerar a não linearidade geométrica e a não linearidade física;
A 4ª afirmativa é falsa, pois em estruturas de deslocabilidade moderada deve-se considerar os efeitos globais de 2ª ordem.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo