Um paciente de 45 anos de idade, pedreiro, tabagista, procur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 003 |
Q1673871 Medicina

Um paciente de 45 anos de idade, pedreiro, tabagista, procura atendimento em pronto-socorro em razão de dor e abaulamento na região inguinal direita há cerca de três meses, com piora nas últimas 24 horas. Nega histórico de comorbidades. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, normocorado, com sinais vitais estáveis, tais como FC = 70 bpm, FR = 16 irpm e SatO2 = 99%. Apresenta abdome flácido, indolor e sem sinais de peritonismo. Na região inguinal direita, nota-se abaulamento, que desloca o dedo de lateral para medial, redutível.


Em relação a esse caso clínico, a hérnias inguinais e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


As hérnias diretas, ao exame físico, deslocam o dedo do examinador de lateral para medial, já que sua origem é a persistência do conduto peritoniovaginal.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto está errado. Na verdade, as hérnias diretas deslocam o dedo do examinador de medial para lateral, e não de lateral para medial, como afirmado no texto. As hérnias diretas são causadas pelo enfraquecimento da parede abdominal, resultando em uma protrusão da gordura abdominal através da parede muscular enfraquecida. Já as hérnias indiretas ocorrem devido a uma falha na formação do conduto peritoniovaginal. É importante que o profissional de saúde saiba diferenciar as hérnias diretas das indiretas, pois isso pode influenciar no tratamento e prognóstico do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo