Território em saúde pode ser conceituado como lugar de ente...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1675032 Enfermagem
Cada território tem as próprias particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Assim, a atuação das equipes de saúde sobre esse território tem de considerar esses perfis. Os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica devem se apropriar dessas características e precisam dialogar com os atores, para que tenham poder de atuação sobre a realidade em que atuam e à qual também pertencem.

Quanto à territorialização e aos processos que a envolvem no âmbito da Atenção Básica de Saúde, julgue os itens a seguir.
Território em saúde pode ser conceituado como lugar de entendimento do processo de adoecimento, em que as representações sociais do processo s aúde-doença não envolvem as relações sociais e as significações.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E - errado.

Vamos entender o porquê. A questão trata do conceito de territorialização no âmbito da Atenção Básica de Saúde. Territorialização é um processo fundamental para as ações de saúde, pois leva em consideração as características específicas de cada território, como aspectos demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos. Isso se traduz em uma abordagem mais eficaz e personalizada na promoção da saúde e no enfrentamento de doenças.

No enunciado, o conceito de território em saúde é descrito como um lugar de entendimento do processo de adoecimento. No entanto, a afirmação de que as representações sociais do processo saúde-doença não envolvem as relações sociais e as significações está incorreta.

Na prática da Atenção Básica, é essencial que as equipes de saúde compreendam que o processo saúde-doença é fortemente influenciado por relações sociais e significados culturais. Esses aspectos são críticos para a formulação de estratégias de saúde que realmente impactem a saúde da população.

Portanto, a alternativa está errada, uma vez que desconsidera a importância das relações sociais e das significações na compreensão do processo saúde-doença dentro de um território, o que é um equívoco no contexto da Atenção Básica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

envolvem as relações sociais e as significações culturais. O erro está em dizer que não envolvem.

A territorialização é uma importante estratégia adotada pelo SUS para conhecer e atender as demandas locais de cada região. É a partir do mapeamento e reconhecimento do território que são aplicadas as políticas públicas de saúde, adaptando-as conforme a realidade da população local.

Por isso é necessário conhecer o território. Isso significa conhecer a população, o ambiente, e as suas relações. A partir disso, é possível conhecer as suas necessidades e, então, organizar o serviço de forma eficaz. Os serviços de saúde devem se adaptar às necessidades da população, e não o contrário.

 

Fonte:

https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11431

https://redehumanizasus.net/94416-a-importancia-da-territorializacao/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo