Um paciente de 45 anos de idade, pedreiro, tabagista, atendi...
Um paciente de 45 anos de idade, pedreiro, tabagista, atendimento em pronto-socorro em razão de dor e abaulamento na região inguinal direita há cerca de três meses, com piora nas últimas 24 horas. Nega histórico de comorbidades. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, normocorado, com sinais vitais estáveis, tais como FC = 70 bpm, FR = 16 irpm e SatO2 = 99%. Apresenta abdome flácido, indolor e sem sinais de peritonismo. Na região inguinal direita, nota-se abaulamento, que desloca o dedo de lateral para medial, redutível.
Em relação a esse caso clínico, a hérnias inguinais e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Os limites do triângulo de Hesselbach (área de fragilidade na parede abdominal) são: inferior com ligamento inguinal, medial com borda lateral do músculo reto do abdome e lateral com os vasos epigástricos inferiores ou borda inferior do músculo oblíquo interno.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão envolve o conhecimento anatômico dos limites do triângulo de Hesselbach, uma área de fragilidade na parede abdominal onde costumam ocorrer hérnias inguinais diretas.
Para resolver a questão, é necessário entender a anatomia da região inguinal e os componentes que delimitam o triângulo de Hesselbach. O triângulo é delimitado:
- Inferiormente pelo ligamento inguinal.
- Medialmente pela borda lateral do músculo reto do abdome.
- Lateralmente pelos vasos epigástricos inferiores.
A alternativa correta é a opção C - certo. A descrição fornecida na questão está correta em relação aos limites do triângulo de Hesselbach. Este conhecimento é essencial para identificar áreas de risco para a formação de hérnias inguinais.
Vamos analisar por que a opção E - errado estaria incorreta. Se a questão descrevesse incorretamente algum dos limites do triângulo, como substituir a borda lateral do músculo reto do abdome por outra estrutura, ou mencionar um limite lateral diferente dos vasos epigástricos inferiores, a opção correta seria a E - errado. No entanto, isso não ocorre aqui, pois a descrição está precisa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo