Caso o algoritmo apresentado anteriormente fosse executado e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2012191 Algoritmos e Estrutura de Dados
Um tabuleiro de xadrez é uma malha quadriculada contendo 8 linhas e 8 colunas. Cada um dos 64 quadrados é chamado de casa. Uma das peças utilizadas é o cavalo, que se movimenta pelas casas em um formato que lembra a letra “L”. A Figura 1, abaixo, demonstra as possibilidades de movimentação do cavalo em uma região do tabuleiro.

44_- 45.png (214×168)

Figura 1 – Possibilidades de movimentação do cavalo

Para determinar os possíveis movimentos de um cavalo a partir de uma posição informada, foi implementado, em VisuAlg 3.0, o algoritmo apresentado no quadro abaixo. Para referência, o tabuleiro foi declarado, no código, como uma variável do tipo vetor e chamada de “tabuleiro”, onde a primeira posição determina a coluna e a segunda determina a linha. Cada casa é identificada pelo par ordenado (coluna, linha). Assim, tabuleiro[3,4], por exemplo, representa a casa da terceira coluna e quarta linha.

44_- 45 2.png (529×827)

Caso o algoritmo apresentado anteriormente fosse executado e o usuário informasse os valores 3 e 4 para a coluna e linha, respectivamente, qual seria o resultado apresentado como possibilidades válidas de movimentação a partir da posição inicial informada?
Alternativas