Queixas de diarreias produzidas pela ingestão de toxinas al...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068176 Enfermagem
Queixas de diarreias produzidas pela ingestão de toxinas alimentares como a Staphylococcus aureus, são bastante comuns em pacientes nas unidades de pronto socorro. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A bactéria multiplica-se em alimentos ricos em proteínas, principalmente maionese, ovos, presuntos e saladas, e produz a toxina em algumas horas, antes de o indivíduo ingerir a comida. ( ) As toxinas causam mudança no sabor, no cheiro ou na aparência dos alimentos pois não são termoestáveis. ( ) O quadro clínico inicia-se de uma a seis horas após a ingestão do alimento. Surgem vômitos intensos, dor abdominal em cólica, sem febre, com ou sem diarreia. A melhora ocorre em menos de 24 horas, geralmente em seis a oito horas. ( ) O tratamento é feito com antieméticos e reposição hidroeletrolítica, quando indicado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As intoxicações causadas por Staphylococcus aureus resultam da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. 

I- Verdadeira- S. aureus é uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Micrococcaceae. As células têm a forma de cocos, apresentam-se frequentemente agrupadas em cacho e são imóveis. Quando em condições favoráveis, produz toxinas (enterotoxinas) que são o agente responsável pela intoxicação alimentar.A bactéria multiplica-se em alimentos ricos em proteínas, principalmente maionese, ovos, presuntos e saladas, e produz a toxina em algumas horas, antes de o indivíduo ingerir a comida.

II- Falsa-  A alternativa propõe que as toxinas causam mudança no sabor, no cheiro ou na aparência dos alimentos pois não são termoestáveis, estando incorreta, as toxinas são proteínas hidrossolúveis e termorresistentes, mantendo a sua atividade mesmo após a pasteurização. A destruição da enterotoxina obtém-se pelo tratamento a 100ºC durante pelo menos 30 minutos.

III- Verdadeira- O quadro clínico inicia-se de uma a seis horas após a ingestão do alimento. Os sintomas incluem cólicas abdominais, diarreia e, às vezes, dor de cabeça e febre. Além da perda significativa de líquidos e eletrólitos. A evolução clínica é, regra geral, favorável e os sintomas desaparecem normalmente ao fim de 24- 48h. Os sintomas são mais severos em crianças, em idosos e em indivíduos imunodeprimidos.

IV- Verdadeira- O tratamento da intoxicação alimentar por estafilococos normalmente consiste na ingestão de uma quantidade adequada de líquidos. A prevenção das intoxicações alimentares por S. aureus deve ter por base o cumprimento de 3 requisitos:  manutenção de elevados padrões de higiene, a redução do manuseio dos alimentos e o controle da temperatura.

Gabarito: Letra B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B - V - F - V - V. A bactéria Staphylococcus aureus pode se multiplicar em alimentos ricos em proteínas, como maionese, ovos, presuntos e saladas, mas a toxina é produzida durante o processo de multiplicação da bactéria, levando algumas horas até que o indivíduo ingira a comida contaminada. As toxinas não causam mudança no sabor, no cheiro ou na aparência dos alimentos, pois são termoestáveis e resistentes a altas temperaturas. O quadro clínico inicia-se de uma a seis horas após a ingestão do alimento contaminado e pode apresentar vômitos intensos, dor abdominal em cólica, sem febre, com ou sem diarreia. O tratamento é feito com antieméticos e reposição hidroeletrolítica, quando indicado.

Seria com ou sem febre

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo