Uma paciente de 38 anos de idade queixa-se de regurgitação,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 003 |
Q1673879 Medicina
Uma paciente de 38 anos de idade queixa-se de regurgitação, tosse noturna, perda de peso e dor no peito. Durante a investigação, é excluída doença cardiológica; entretanto, nenhum exame de raios X de tórax contrastado, evidencia-se esôfago dilatado e afilado em sua porção distal. Continuando uma investigação, foi solicitada uma manometria esofágica, que revelou relaxamento completo do esfíncter esofágico inferior e aperistaltismo completo do corpo do esôfago, confirmando a suspeita de acalasia.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, acerca da acalasia, julgue o item a seguir.
A acalasia consiste em uma doença tanto do EEI como da musculatura lisa do corpo esofágico.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A questão em análise aborda a acalasia, uma condição que afeta o esôfago, o tubo que transporta alimentos da boca ao estômago. A acalasia é uma doença que envolve tanto o esfíncter esofágico inferior (EEI) quanto a musculatura lisa do corpo esofágico. Essa explicação é crucial para compreender por que a alternativa correta é a letra C.

Para resolver a questão, é necessário ter um entendimento básico da fisiologia esofágica. O esôfago normal utiliza contrações rítmicas, chamadas de peristaltismo, para mover o alimento em direção ao estômago. O EEI relaxa durante a deglutição para permitir a passagem do alimento. Na acalasia, há uma falha no relaxamento do EEI durante a deglutição e um aperistaltismo do corpo do esôfago, o que explica os sintomas apresentados no caso clínico: regurgitação, tosse noturna, perda de peso e dor no peito.

A manometria esofágica, um exame chave no diagnóstico de acalasia, confirmaria a ausência de relaxamento adequado do EEI e a ausência de peristaltismo eficaz no corpo esofágico.

Vamos agora justificar por que a alternativa é certa:

  • C - certo: A acalasia afeta tanto o EEI quanto a musculatura lisa do corpo do esôfago, resultando em aperistaltismo e esofagografia mostrando um esôfago dilatado e estreitamento na porção distal. Isso é consistente com os achados descritos na questão.

Não há necessidade de justificar alternativas incorretas, pois a questão é do tipo verdadeiro ou falso. A proposta foi avaliar se a afirmação sobre a acalasia estava correta, o que está de acordo com o entendimento médico da doença.

Espero que esta explicação tenha sido útil para sua preparação. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. A acalasia é uma doença na qual há uma falha na coordenação muscular do esôfago, causando dificuldade na passagem do alimento para o estômago. Ela é caracterizada por uma dificuldade progressiva em engolir alimentos, regurgitação, perda de peso e dor no peito. Na investigação clínica, é comum que o raios X de tórax contrastado mostre uma dilatação esofágica, e a manometria esofágica seja importante para confirmar o diagnóstico, como aconteceu no caso descrito. A doença afeta tanto o esfíncter esofágico inferior quanto a musculatura lisa do corpo esofágico, o que pode causar refluxo gastroesofágico e pneumonia aspirativa, caso não seja tratada adequadamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo