Sobre a vacina adsorvida Difteria, Tétano e Pertussis (acel...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (34)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Correta- Conforme portaria nº 1.533, de 18 de agosto de 2016, profissionais da saúde com esquema de vacinação primário completo, deve-se administrar a vacina dTpa como reforço a cada dez anos em substituição da dT. É indicada para todos os profissionais de saúde, incluindo parteiras, considerando histórico vacinal de difteria e tétano.
B) Incorreta - A alternativa propõe que o esquema para gestante é 2 (duas) doses a cada gestação, sendo a primeira apenas a partir da vigésima sétima semana de gestação, estando incorreta, conforme sociedade brasileira de imunizações, as gestantes devem receber uma dose de dTpa, a cada gestação, à partir da 20ª semana de gestação. Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto, o mais precocemente possível (de preferência ainda na maternidade).
C) Incorreta - A alternativa propõe que os profissionais da saúde com esquema de vacinação primário completo, a vacina dTpa está contraindicada como reforço a cada dez anos em substituição da dT, estando incorreta, conforme portaria nº 1.533, de 18 de agosto de 2016, o indivíduo com esquema de vacinação primário completo, deve-se administração a vacina dTpa como reforço a cada dez anos em substituição da dT.
D) Incorreta - A alternativa propõe que para gestantes que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, não administrar a vacina de dTpa no puerpério pois neste período, esta vacina está contraindicada, estando incorreta, conforme sociedade brasileira de imunizações, se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto, o mais precocemente possível (de preferência ainda na maternidade).
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Adsorver e absorver, quimicamente falando, são palavras que se diferem no comportamento frente a outras substâncias. Adsorver: adesão (fixação) de moléculas de um fluido (o adsorvido) a uma superfície sólida (o adsorvente).
Acredito que caberia recurso, visto que a substituição dependerá do local de trabalho do profissional da saúde.
A dTpa pode ser administrada em profissionais de Saúde que receberam uma dose dos componentes difteria, tétano e pertussis a menos de dez anos, aplicar uma dose de dTpa e um reforço a cada dez ano se continuar a desempenhar suas atividades na maternidade/UTI neonatal, caso contrário o reforço será com dT.
A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo