Sobre o reforço da vacina adsorvida Difteria e Tétano adul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068179 Enfermagem
Sobre o reforço da vacina adsorvida Difteria e Tétano adulto – dT (Dupla Adulto), analise as afirmativas a seguir.
I. Indivíduos a partir de 7 (sete) anos de idade, com esquema vacinal completo (3 doses) para difteria e tétano, administrar 1 (uma) dose a cada 10 anos após a última dose. II. Em todos os casos, após completar o esquema básico (DTP, tetra ou penta) e reforços, administrar reforço com a dT a cada 10 anos, após a última dose. III. Em casos de ferimentos graves e comunicantes de casos de difteria, antecipar a dose quando a última foi administrada há mais de 5 (cinco) anos.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

dT- Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. Contém toxoides diftérico e tetânico, derivados das toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças; tem o sal de alumínio como adjuvante, cloreto de sódio, e água para injeção. As vacinas são disponibilizadas gratuitamente pelo SUS.

I - Verdadeira- Conforme Sociedade Brasileira de Imunizações, Indivíduos a partir de 7 (sete) anos de idade, com esquema vacinal completo (3 doses) para difteria e tétano, administrar 1 (uma) dose a cada 10 anos após a última dose.

II - Verdadeira-  Conforme Sociedade Brasileira de Imunizações, em todos os casos, após completar o esquema básico (DTP, tetra ou penta) e reforços, administrar reforço com a dT a cada 10 anos, após a última dose.  A vacina é a principal forma de prevenção e controle da doença, e medida mais eficaz para evitar casos graves e mortes pela doença. 

III - Verdadeira- Conforme Sociedade Brasileira de Imunizações, em casos de ferimentos graves e comunicantes de casos de difteria, antecipar a dose quando a última foi administrada há mais de 5 (cinco) anos.

Gabarito: Letra D

Sociedade Brasileira de Imunizações. Vacina dupla bacteriana do tipo adulto – dT. (2023).Disponivel em:<https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-dupla-bacteriana-do-tipo-adulto-d>



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D. As três afirmativas estão corretas e são importantes para garantir a proteção contra a difteria e o tétano. A primeira afirmativa recomenda que indivíduos a partir de 7 anos de idade, com esquema vacinal completo, devem receber uma dose de reforço a cada 10 anos. A segunda afirmativa estabelece que, após completar o esquema básico e reforços, deve-se administrar a dT a cada 10 anos. E a terceira afirmativa indica que, em casos de ferimentos graves e comunicação de casos de difteria, a dose de reforço pode ser antecipada se a última dose foi administrada há mais de 5 anos. É importante seguir as recomendações para garantir a proteção contra essas doenças graves.

Em todos os casos administrar reforço da DT a cada dez anos? e os prof da saúde que fazem o reforço com a DTPa?

Profissionais da saúde com esquema de vacinação primário completo, deve-se administrar a vacina dTpa como reforço a cada dez anos em substituição da dT.

Caberia recursos, não tem gabarito

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo