Uma paciente de 38 anos de idade queixa-se de regurgitação,...
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, acerca da acalasia, julgue o item a seguir.
A causa definitiva para acalasia permanece desconhecida, mas acredita-se que seja pela denervação da musculatura lisa; já no Brasil, está fortemente relacionado à doença causada pelo Trypanosoma cruzi.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a C - certo. Vamos explorar o porquê dessa resposta ser correta e entender mais sobre os conceitos envolvidos.
Acalasia é um distúrbio da motilidade esofágica que se caracteriza pela falha no relaxamento do esfíncter esofágico inferior (EEI) e aperistaltismo do corpo do esôfago. Isso resulta em sintomas como disfagia, regurgitação e dor torácica, muito similares aos que a paciente no caso apresentado está experimentando.
No contexto médico, a etiologia da acalasia não é completamente elucidada. Acredita-se que seja causada por uma denervação da musculatura lisa do esôfago, particularmente pela degeneração dos neurônios do plexo mioentérico. No Brasil, é importante ressaltar a relação da acalasia com a Doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi. Esta infecção pode levar a uma forma secundária de acalasia, dada a destruição dos neurônios autônomos esofágicos.
Na questão apresentada, a afirmação de que "a causa definitiva para acalasia permanece desconhecida, mas acredita-se que seja pela denervação da musculatura lisa; já no Brasil, está fortemente relacionado à doença causada pelo Trypanosoma cruzi." está absolutamente correta. Reflete o conhecimento atual sobre a patologia e suas particularidades regionais.
As alternativas incorretas não se aplicam aqui, pois a questão é de julgamento verdadeiro ou falso sobre a afirmativa dada. A explicação correta já aborda os pontos principais que justificam o gabarito.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão e o tema da acalasia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo