Sobre as particularidades da vacina da Varicela (atenuada...
( ) Crianças não vacinadas oportunamente aos 4 (quatro) anos de idade, poderão ser vacinadas com até 6 (seis) anos 11 meses e 29 dias, incluindo as crianças indígenas nessa faixa etária. ( ) Indígenas a partir dos 7 (sete) anos de idade não vacinados ou sem comprovação vacinal, administrar 1 (uma) ou duas doses de vacina varicela (atenuada), a depender do laboratório produtor. ( ) Administrar uma dose de reforço até os 6 (seis) anos, 11 meses e 29 dias de idade. Correspondente à terceira dose da vacina varicela, considerando a dose de tetra viral aos 15 meses e outra aos 4 anos de idade. ( ) Profissionais da saúde não vacinados e que trabalham na área assistencial, especialmente em contato com pessoas imunodeprimidas e os da área de pediatria devem receber uma ou duas doses de vacina varicela (atenuada), a depender do laboratório produtor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (34)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os indígenas a partir dos 7 (sete) anos de idade não vacinados ou sem comprovação vacinal contra varicela, administrar 1 (uma) ou duas doses de vacina varicela (atenuada), a depender do laboratório produtor. A segunda afirmativa é verdadeira.
A primeira dose da vacina com componente da varicela é administrada aos 15 meses de idade (vacina tetraviral). Já a segunda é administrada aos 4 anos de idade (vacina varicela). A terceira afirmativa é falsa, não tem terceira dose da varicela.
Para profissionais de saúde que trabalham na área assistencial, independentemente da idade, administrar uma ou duas doses da vacina varicela, a depender do laboratório produtor. A última afirmativa é verdadeira.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis. Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações. – 5. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A vacinação contra varicela previne a doença, principalmente formas mais graves. Também previne o aparecimento de herpes-zóster em fases mais adiantadas da vida. Recomenda-se uma dose a partir de 1 ano, com reforço aos 4 anos.
A varicela (catapora) é uma doença infecciosa muito contagiosa que atinge com maior frequência as crianças, entre o fim do inverno e o começo da primavera. Causada pelo vírus varicela zoster, geralmente é uma doença benigna cujos principais sintomas são a presença de manchas vermelhas, bolhas no corpo e coceira. Quem nunca teve a doença ou ainda não recebeu a vacina contra esse vírus deve ficar atento(a) para não pegá-la.
O esquema básico da varicela é a D1 aos 15m na tetra e a D2 aos 4a
É interessante pontuar que segundo o Ministério da Saúde a vacina varicela é indicada para toda população indígena a partir dos 5 anos de idade, sem comprovação vacinal ou não vacinada contra varicela.
não sabia que vacina os profissionais de saúde
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo