Uma paciente de 38 anos de idade queixa-se de regurgitação,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 003 |
Q1673884 Medicina
Uma paciente de 38 anos de idade queixa-se de regurgitação, tosse noturna, perda de peso e dor no peito. Durante a investigação, é excluída doença cardiológica; entretanto, nenhum exame de raios X de tórax contrastado, evidencia-se esôfago dilatado e afilado em sua porção distal. Continuando uma investigação, foi solicitada uma manometria esofágica, que revelou relaxamento completo do esfíncter esofágico inferior e aperistaltismo completo do corpo do esôfago, confirmando a suspeita de acalasia.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, acerca da acalasia, julgue o item a seguir.
A acalasia é fator de risco apenas para o carcinoma escamoso de esôfago.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Tema da Questão: A questão aborda a calasia, que é um distúrbio da motilidade esofágica caracterizado pela dificuldade de relaxamento do esfíncter esofágico inferior e aperistaltismo esofágico. Isso resulta em sintomas como regurgitação, dor no peito e perda de peso.

Enunciado: A afirmação a ser julgada é: "A acalasia é fator de risco apenas para o carcinoma escamoso de esôfago."

Alternativa Correta: E - errado

Justificativa: A acalasia é, de fato, um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de esôfago, mas a afirmação de que é fator de risco apenas para o carcinoma escamoso está incorreta. Isso ocorre porque a acalasia aumenta o risco de ambos os tipos de câncer esofágico: o carcinoma escamoso, mais comum em regiões específicas e associado a outros fatores como tabagismo e etilismo, e o adenocarcinoma, que também pode se desenvolver, especialmente em casos de refluxo crônico e esofagite.

Análise das Alternativas:

  • C - certo: Está incorreta. A afirmação falha ao restringir o risco a apenas um tipo de câncer, desconsiderando a possibilidade do adenocarcinoma.
  • E - errado: Correto. A alternativa está certa porque reconhece que a afirmação feita no enunciado é equivocada, já que a acalasia não se limita a aumentar o risco apenas do carcinoma escamoso.

Estratégia para Resolução: Ao se deparar com questões que envolvem a relação entre doenças e possíveis complicações ou riscos, é importante considerar o conhecimento epidemiológico abrangente e não limitar-se a uma única perspectiva. Revisar os fatores de risco associados a diferentes tipos de patologias pode ajudar na tomada de decisão correta durante as provas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. A acalasia é um distúrbio raro, caracterizado pela falha na relaxação do esfíncter esofágico inferior e pela peristalse esofágica ausente. A sua causa exata é desconhecida, mas sabe-se que está associada a uma maior incidência de câncer de esôfago, tanto do tipo escamoso quanto adenocarcinoma. Portanto, a acalasia representa um fator de risco para ambos os tipos de câncer de esôfago e não apenas para o carcinoma escamoso de esôfago, como afirmado na questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo