Sobre a atenção psicológica no hospital geral, é correto af...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1608584 Psicologia
Sobre a atenção psicológica no hospital geral, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão para compreender melhor a atenção psicológica no hospital geral.

Alternativa correta: A - O psicólogo intermedia a relação equipe – paciente, podendo ser o porta-voz de necessidades, desejos, intervindo de forma que os desencontros da informação sejam minimizados.

Justificativa:

A atuação do psicólogo em um hospital geral é multifacetada e envolve, entre outras coisas, a facilitação da comunicação entre a equipe de saúde e o paciente. Nesse contexto, ele pode atuar como intermediário, ajudando a esclarecer necessidades e desejos dos pacientes e também garantindo que as informações não sejam mal compreendidas. Isso é fundamental para que o tratamento seja efetivo e para que o paciente se sinta acolhido e compreendido em suas necessidades e expectativas.

Alternativas incorretas:

Alternativa B: O psicólogo deve colaborar com a equipe, mas manter a linguagem técnica da psicologia, para preservar o seu papel como profissional de saúde.

Essa alternativa está incorreta porque o uso excessivo de linguagem técnica pode criar barreiras na comunicação com outros profissionais e com os pacientes. A função do psicólogo inclui traduzir conceitos complexos em termos que sejam compreensíveis para todos, facilitando a comunicação e o entendimento mútuo.

Alternativa C: O psicólogo deve intervir no que vê na equipe profissional, estando lado a lado de seus pares profissionais, planejando suas ações.

Embora a colaboração com a equipe seja crucial, a descrição "intervir no que vê na equipe profissional" é vaga e pode ser interpretada de maneira equivocada. O papel do psicólogo não é apenas observar e intervir, mas também promover um entendimento mais amplo e integrado das necessidades dos pacientes.

Alternativa D: O psicólogo deve favorecer informações sobre o paciente, explicitando seus mecanismos de defesa e sua história de vida, junto à equipe de saúde.

Ainda que seja importante compartilhar informações relevantes sobre o paciente, o psicólogo deve ter cuidado para não expor desnecessariamente detalhes pessoais que podem não ser úteis para o tratamento médico. O foco deve ser na informação que contribua para a compreensão das necessidades de saúde do paciente, sem violar a confidencialidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"O psicólogo intermedeia a relação equipe/paciente: este profissional é o porta-voz das necessidades, desejos, e intervém de forma que os desencontros da informação sejam minimizados. Preferencialmente, deve colaborar sempre com a mesma equipe, de forma a propiciar o desenvolvimento de uma linguagem comum e de conhecimentos recíprocos, necessários à interação conjunta visando à abordagem uníssona do paciente e sua família."

REFERÊNCIA: CRUZ, M. V. (2010). Atuação da psicologia hospitalar na medicina de urgência e emergência. Rev. Soc. Bras. Clín. Méd, 8(6), 513-519.

errei, pois não tinha família, e o Psi trabalha visando a troca entre equipe, paciente e família . :(

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo