Quanto à auditoria, julgue o item.Transações de investimento...
Quanto à auditoria, julgue o item.
Transações de investimento e financiamento que não
envolvem caixa ou seus equivalentes só devem ser
divulgadas em notas explicativas, pois afetam a
estrutura de capital e os ativos da entidade.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – evidencia as alterações ocorridas durante o exercício no saldo de caixa e equivalentes de caixa. Essas alterações são divididas, no mínimo, em três fluxos, de acordo com a Lei nº 6.404/76:
a) das operações (FCO);
b) dos financiamentos (FCF);
c) dos investimentos (FCI).
Atenção! Apesar da questão não citar esse conteúdo explicitamente, ela utiliza termos técnicos do CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa: transações de investimento e financiamento, caixa ou equivalentes etc.
Nesse contexto, precisamos ter em mente dois itens importantes do CPC 03 que tratam sobre transações que não envolvem caixa ou equivalentes de caixa, e por isso, não impactam a DFC:
“43. Transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa devem ser excluídas da demonstração dos fluxos de caixa. Tais transações devem ser divulgadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, de modo que forneçam todas as informações relevantes sobre essas atividades de investimento e de financiamento.
44. Muitas atividades de investimento e de financiamento não têm impacto direto sobre os fluxos de caixa correntes, muito embora afetem a estrutura de capital e de ativos da entidade. A exclusão de transações que não envolvem caixa ou equivalentes de caixa da demonstração dos fluxos de caixa é consistente com o objetivo de referida demonstração, visto que tais itens não envolvem fluxos de caixa no período corrente. Exemplos de transações que não envolvem caixa ou equivalente de caixa são:
(a) a aquisição de ativos, quer seja pela assunção direta do passivo respectivo, quer seja por meio de arrendamento financeiro;
(b) a aquisição de entidade por meio de emissão de instrumentos patrimoniais; e
(c) a conversão de dívida em instrumentos patrimoniais. "
Feita toda a revisão, podemos identificar a correção do item:
Transações de investimento e financiamento que não envolvem caixa ou seus equivalentes só devem ser divulgadas em notas explicativas, pois afetam a estrutura de capital e os ativos da entidade.
Conforme item 43 e 44 do CPC 03, as transações de investimento e financiamento que não envolvem caixa ou seus equivalentes devem ser excluídas da DFC, por não terem impacto direto sobre os fluxos de caixa. No entanto, elas ainda devem ser divulgadas em notas explicativas às demonstrações contábeis, pois afetam a estrutura de capital e os ativos da entidade.
Atenção! Por isso, é correta afirmação de que essas transações só devem ser divulgadas em notas explicativas. Não há outro lugar, de acordo com o pronunciamento, que elas devem ser divulgadas.
Gabarito do Professor: Correto
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito da Banca: Certo
A meu ver o gabarito é totalmente questionavel. O auditor não só PODE divulgar em notas explicativas, mas também no PARAGRAFO DE ENFASE ou PARAGRAFO DE OUTROS ASSUNTOS DE AUDITORIA.
O erro claro do enunciado está em dizer que o auditor só deve divulgar em notas explicativas tal assunto.
Em síntese, conforme item 43 e 44 do CPC 03, as transações de investimento e financiamento que não envolvem caixa ou seus equivalentes devem ser excluídas da DFC, por não terem impacto direto sobre os fluxos de caixa. No entanto, elas ainda devem ser divulgadas em notas explicativas às demonstrações contábeis, pois afetam a estrutura de capital e os ativos da entidade.
Gab, portanto, C
Fonte: comentário do prof.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo