A prevalência de sobrepeso e obesidade infantil está aumen...
I. A aterosclerose e a hipertensão arterial são processos patológicos iniciados na infância e, entre os fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis, estão os hábitos alimentares desregrados e a falta de atividade física. II. No desenvolvimento da criança, são considerados fatores de risco para a obesidade o sobrepeso ou obesidade dos pais. III. A obesidade materna, mesmo antes da gestação, não se correlaciona ao índice de massa corpórea da criança em qualquer faixa etária. IV. No desenvolvimento da criança, são considerados fatores de risco para a obesidade a inatividade física, indiretamente avaliada pelo número de horas em que a criança assiste à televisão. Deve ser encorajado que se reduza a 2 horas/dia o tempo com atividades sedentárias, como videogames, computador e televisão.
Estão corretas as afirmativas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (35)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I- Verdadeira- Conforme dados da FIOCRUZ as crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros. A aterosclerose e a hipertensão arterial são processos patológicos iniciados na infância e, entre os fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis, estão os hábitos alimentares desregrados e a falta de atividade física.
II- Verdadeira- No desenvolvimento da criança, são considerados fatores de risco para a obesidade o sobrepeso ou obesidade dos pais. Conforme dados da FIOCRUZ, pesquisas já revelaram que se um dos pais é obeso, o filho tem 50% de chances de se tornar gordinho, e se os dois pais estão acima do peso, o risco aumenta para 100%. A criança que tem pais obesos corre o risco de se tornar obesa também porque a obesidade pode ser adquirida geneticamente.
III- Falsa- A alternativa propõe que a obesidade materna, mesmo antes da gestação, não se correlaciona ao índice de massa corpórea da criança em qualquer faixa etária, estando incorreta, a obesidade da mãe, mesmo antes da gestação, correlaciona-se ao IMC da criança, na idade de 5 a 20 anos.
IV- Verdadeira- A obesidade não é mais apenas um problema estético. O excesso de peso pode provocar o surgimento de problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. No desenvolvimento da criança, são considerados fatores de risco para a obesidade a inatividade física, indiretamente avaliada pelo número de horas em que a criança assiste à televisão. Deve ser encorajado que se reduza a 2 horas/dia o tempo com atividades sedentárias, como videogames, computador e televisão. Vale ressaltar que brincar no videogame, assistir desenhos ou jogar no computador não são ações que gastam todas as calorias necessárias.
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
estudo recente indica que o processo aterosclerótico começa a se desenvolver na infância. Estrias gordurosas, precursoras das placas ateroscleróticas, aparecem na camada íntima da aorta aos 3 anos de idade e nas coronárias durante a adolescência
I, II e IV apenas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo