Espirometricamente, o gráfico apresentado demonstra a respi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1675048 Enfermagem
Para reconhecer o tipo respiratório, devem-se observar atentamente o tórax e o abdome, a fim de identificar quais são as áreas em que os movimentos estão mais amplos. O exame físico do sistema respiratório deve incluir as alterações da coloração da pele e das mucosas, o baqueteamento digital, o formato do tórax, o tipo de respiração, o ritmo e a amplitude da respiração, a tiragem e a utilização de musculatura acessória, a expansibilidade, a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta do tórax.

Em relação ao exame físico aplicado às condições dispneicas, julgue os itens a seguir. 

Imagem associada para resolução da questão
Espirometricamente, o gráfico apresentado demonstra a respiração de Biot, com fase de apneia, seguida de movimentos inspiratórios e expiratórios anárquicos quanto à sua amplitude e à frequência.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Uma frequência respiratória normal para um adulto em repouso está entre 12 e 20 respirações por minuto.

A alternativa propõe que espirometricamente, o gráfico apresentado demonstra a respiração de Biot, com fase de apneia, seguida de movimentos inspiratórios e expiratórios anárquicos quanto à sua amplitude e à frequência, estando incorreta, a imagem representa a  respiração de Kussmaul, que é um tipo de padrão respiratório. É um tipo de respiração em que se verifica uma inspiração rápida e profunda, seguida de uma pausa, uma expiração súbita, em geral seguida de nova pausa.  Nesses casos, a respiração do indivíduo é lenta e profunda, e, quando encontrada, deve alertar ao profissional médico para quadros de intoxicação no bulbo respiratório, podendo ser uma cetoacidose diabética (principal causa) ou uma acidose metabólica.



Gabarito: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

kussmaul

Respiração de Biot: determinada por uma constante irregularidade, com inspirações profundas esporádicas. É causada por lesões cerebrais difusas, depressão do centro respiratório, lesão medular e compressão do bulbo.

Bizu:

Kussumaul: Regular, apneia, respira, apneia, respira.

Biot: IRREGULAR

Cheyne Stoke PROGRESSIVO, primeiro aumenta depois decresce.

respiração de Biot apresenta-se de forma aleatoriamente irregular, com respirações ora superficiais, ora profundas, intercaladas por breves períodos de apneia. Tem como causas depressão respiratória e danos no sistema nervoso central (principalmente ao nível bulbar).

respiração de Cheyne-Stokes é uma forma de respiração periódica na qual apnéias(parada da respiração) e hipopnéias( redução de 30 a 50% do fluxo respiratório, mas não uma parada respiratória completa.) se alternam com períodos de hiperpnéias( respiração rápida e profunda) que apresentam um padrão crescendo e decrescendo de volume corrente.

Repiração KUSSMAL: Um padrão respiratório que se caracteriza por inspirações profundas seguidas de um período de apneia e uma expiração rápida e breve, acompanhado por outro período de apneia. Resulta da estimulação do centro respiratório cerebral; ocorre nos casos de acidose diabética. O gráfico da questão é a representação da respiração de KUSSMAL.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo