O grupo A de RSS contém substâncias químicas que podem apre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1675052 Enfermagem
Com relação aos resíduos de serviços de saúde (RSS), é importante salientar que, das 149 mil toneladas de resíduos residenciais e comerciais geradas diariamente, apenas uma fração inferior a 2% é composta por RSS e, desses, apenas 10% a 25% necessitam de cuidados especiais. Portanto, a implantação de processos de segregação dos diferentes tipos de resíduos em sua fonte e no momento de sua geração conduz certamente à minimização de resíduos, em especial daqueles que requerem um tratamento prévio à disposição final. Nos resíduos em que predominam os riscos biológicos, deve-se considerar o conceito de cadeia de transmissibilidade de doenças, que envolve características do agente agressor, tais como capacidade de sobrevivência, virulência, concentração e resistência, da porta de entrada do agente às condições de defesas naturais do receptor.

 No que concerne ao gerenciamento dos RSS, julgue os itens a seguir.
O grupo A de RSS contém substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório e resíduos contendo metais pesados são exemplos dessas substâncias.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é: E - errado.

Vamos entender o porquê:

O enunciado da questão refere-se ao Grupo A de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Este grupo é composto principalmente por resíduos que apresentam risco biológico, como material contaminado por agentes patogênicos que podem causar doenças infecciosas. Exemplos típicos desse grupo incluem resíduos provenientes de isolamento de pacientes, culturas de microrganismos e resíduos cirúrgicos.

No entanto, a alternativa apresentada refere-se a substâncias químicas que podem ser perigosas devido à sua inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Essas características estão relacionadas ao Grupo B de RSS, que inclui substâncias químicas perigosas, como medicamentos vencidos, reagentes químicos e resíduos que contém metais pesados. Portanto, a descrição na questão não está correta para o Grupo A, mas sim para o Grupo B.

É importante destacar que a correta segregação e classificação dos resíduos é fundamental no gerenciamento dos RSS para evitar riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Cada tipo de resíduo tem sua própria classe e requer um tratamento específico e adequado.

Portanto, a descrição do grupo na questão não está correta, justificando o gabarito: E - errado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GRUPO A : BIOLÓGICOS

B: QUÍMICOS

C: RADIOLÓGICOS

D: DOMICILIARES

E: PÉRFUROS

Questão boba, mas pega o candidato pela falta de atenção ou cansaço na hora da prova, detalhe pequeno...

gab errado

  • RDC 222/2018 - Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde 
  • tipo/grupo A - Resíduos Biológicos/Corporais/infectados - Saco Branco - gases, algodão, seringa...
  • tipo/grupo B - Resíduos Químicos - Galão coletor = inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade =  Medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório e resíduos contendo metais pesados...
  • tipo/grupo C - Resíduos Radioativos - Blindado = reagentes para tratamento de câncer...
  • tipo/grupo D - Resíduos Comuns - são recicláveis (cada cor = 1 resíduo específico) - Sacos Preto = plástico, papel, metal, orgânico...
  • tipo/grupo E - Resíduos Pérfurocortantes - Embalagem específica = lâmina de barbear, vidro contaminado, agulha...

A. = BIOLÓGICOS

B. =QUÍMICOS

C =RADIOATIVOS

D =DOMICILIARES

E. =PERFUROCORTANTES

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo