O item em que a figura de linguagem presente no segmento des...
TEXTO 1
SECRETÁRIA – Luís Fernando Veríssimo
O teste definitivo para você saber se você está ou não integrado no mundo moderno é a secretária eletrônica. O que você faz quando liga para alguém e quem atende é uma máquina.
Tem gente que nem pensa nisso. Falam com a secretária eletrônica com a maior naturalidade, qual é o problema? É apenas um gravador estranho com uma função a mais. Mas aí é que está. Não é uma máquina como qualquer outra. É uma máquina de atender telefone. O telefone (que eu não sei como funciona, ainda estou tentando entender o estilingue) pressupõe um contato com alguém e não com alguma coisa. A secretária eletrônica abre um buraco nesta expectativa estabelecida. É desconcertante. Atendem – e é alguém dizendo que não está lá! Seguem instruções para esperar o bip e gravar a mensagem.
É aí que começa o teste. Como falar com ninguém no telefone? Um telefonema é como aqueles livros que a gente gosta de ler, que só tem diálogos. É travessão você fala, travessão fala o outro. E de repente você está falando sozinho. Não é nem monólogo. É diálogo só de um.
- Ahn, sim, bom, mmm... olha, eu telefono depois. Tchau.
O “tchau” é para a máquina. Porque temos este absurdo medo de magoá-la. Medo de que a máquina nos telefone de volta e nos xingue, ou pelo menos nos bipe com reprovação.
Sei de gente que muda a voz para falar com secretária eletrônica. Fica formal, cuida a construção da frase. Às vezes precisa resistir à tentação de ligar de novo para regravar a mensagem porque errou a colocação do pronome.
Outros não resistem. Ao saber que estão sendo gravados, limpam a garganta, esperam o bip e anunciam:
- De Augustín Lara...
E gravam um bolero.
Talvez seja a única atitude sensata.
O item em que a figura de linguagem presente no segmento destacado NÃO está corretamente identificada, é:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"É aí que começa o teste" = metáfora;
metáfora ; Comparação em que o elemento comparativo aparece implícito (está ausente, não expresso). Há uma comparação mental ou característica comum entre dois seres ou fatos. . ▪ “Minha vida era um palco iluminado...”. ▪ Toda profissão tem seus espinhos. ▪ As derrotas e as desilusões são amargas.
Silepse de número: É uma figura de linguagem que ocorre quando o sujeito de uma oração é singular, mas transmite a ideia de pluralidade.
"Tem gente que nem pensa nisso. Falam com a secretária eletrônica com a maior naturalidade" = silepse de número. CORRETO.
"gente" é o sujeito da oração, escrita no singular, porém "falam" que apesar de se referir a "gente" está escrito no plural.
OBS: Silepse é uma figura de linguagem que não respeita a concordância prevista nas regras de sintaxe e sim estabelece a concordância conforme a ideia expressa no texto.
Comparação: Também chamada de símile, realiza comparações com o uso de conectivos.
"Um telefonema é como aqueles livros que a gente gosta de ler" = comparação; CORRETO.
Metáfora: É uma comparação direta, sem a utilização de conectivos.
"É aí que começa o teste" = metáfora; ERRADO, não há comparação.
Ironia: Dizer uma coisa com a intenção de expressar o contrário. CORRETO.
"Talvez seja a única atitude sensata" = ironia;
Paradoxo: Quando há termos que excluem, formando uma frase sem sentido lógico.
"É diálogo só de um" = paradoxo. CORRETO.
O diálogo é formado por duas pessoas e não por apenas uma.
Afinal alguém sabe qual é a figura da C então?
Como identificar a ironia da "D"? Pra mim parece mais uma afirmação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo