Experiências parisienses Rubinstein apoiou fortemente VillaL...

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Experiências parisienses
Rubinstein apoiou fortemente VillaLobos na realização de seu sonho de longa data: ir a Paris para poder, lá, dedicar-se exclusivamente a seu trabalho de composição. Para fundar o projeto em uma base realista, Rubinstein sugeriu estabelecer um plano de financiamento que foi adotado por alguns amigos de Villa-Lobos. A imprensa relatou sobre isso: “Tudo indica que é chegado o momento de encaminhar para a Europa esse formoso talento que ontem foi delirantemente aplaudido”.  Para colocar à disposição os meios necessários, o deputado Arthur Lemos apresentou uma proposta na câmara municipal de vereadores em julho de 1922 sob o título: “Para a divulgação de nossa música no exterior”. Foram pedidos 108 contos de réis – segundo a moeda de hoje, aproximadamente, 30 mil reais – para que pudessem ser realizados, ao total, 24 concertos com obras de compositores brasileiros nas capitais musicais da Europa. Já em 1912, Nepomuceno, Oswald, Braga e Nascimento haviam encaminhado uma iniciativa semelhante para o jovem compositor, muito promissor, Glauco Velásquez. O projeto contudo, fracassou, e Velásquez morreu dois anos mais tarde.  A fim de propagar seu objetivo, Villa-Lobos realizou uma série de oito concertos – quatro no Rio de Janeiro, quatro em São Paulo –, os quais ele dedicou a algumas personalidades de destacada posição social: ao presidente Epitácio Pessoa, ao vice-presidente Estácio Coimbra, ao senador Marcílio Lacerda e ao milionário Arnaldo Guinle. [...]  Apesar de todos os esforços, VillaLobos não conseguiu influenciar o ambiente no sentido intencionado. Não houve número considerável de público nem uma ressonância notável por parte da imprensa, e as personalidades importantes solicitadas também se mantiveram reservadas. O quarto concerto no Rio de Janeiro teve até mesmo de ser cancelado, já que não houve venda suficiente de ingressos. Ronald de Carvalho censurou, por conseguinte, em um artigo de jornal, a “decadência” do público no Rio de Janeiro. [...]
NEGWER, M. Villa-Lobos. O florescimento da música brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 141-142. (adaptado)
Considerando os verbos e as locuções verbais do seguinte trecho do segundo parágrafo: “Foram pedidos 108 contos de réis – segundo a moeda de hoje, aproximadamente, 30 mil reais – para que pudessem ser realizados, ao total, 24 concertos com obras de compositores brasileiros nas capitais musicais da Europa.”, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

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Gaba A

Verbo IR está no Pretérito Perfeito x Pretérito Imperfeito do Subjuntivo (pudessem)

“Foram pedidos 108 contos de réis – segundo a moeda de hoje, aproximadamente, 30 mil reais – para que pudessem ser realizados, ao total, 24 concertos com obras de compositores brasileiros nas capitais musicais da Europa.”

Alterando para o Futuro do presente (verbo IR) x Presente do Subjuntivo (possam)

Irão pedir 108 contos de réis – segundo a moeda de hoje, aproximadamente, 30 mil reais – para que possam ser realizados, ao total, 24 concertos com obras de compositores brasileiros nas capitais musicais da Europa.”

Eu analisei assim, espero que esteja correto. Fiquem à vontade para corrigir.

Até a próxima!

Não entendi nada, mas adorei

“Foram pedidos 108 contos de réis – para que pudessem ser realizados, 24 concertos com obras de compositores brasileiros nas capitais musicais da Europa.”

A)caso a locução “foram pedidos” fosse alterada para o futuro do presente, a locução “pudessem ser realizados” teria de ser alterada também.

→ Correto.

B)a locução “foram pedidos” é uma voz passiva que não apresenta sujeito.

→ Incorreto, a expressão 108 contos é sujeito paciente da voz passiva.

C)se, no lugar de “24 concertos”, houvesse “um único concerto”, a locução “pudessem ser realizados” continuaria inalterada.

→ Incorreto, deveria ficar no singular.

D)se a voz passiva analítica “pudessem ser realizados” fosse transformada em voz passiva sintética, o resultado seria “para que se possa realizar”

→ Incorreto, deveria ficar para que se possam realizar.

E)o trecho apresenta mais de um período.

→ Incorreto, há somente um período.

GABARITO. A

Por que a letra E está errada?

Conceito:

Frase: Enunciado de sentido completo: Fogo! Fogo! Fogo!.

Oração: Enunciado construído em torno de um verbo ou locução verbal: A noite estava linda. Maria estava dormindo.

Período: Enunciado de sentido completo construído em torno de uma ou mais orações: Maria disse que viria.

Período simples: Contém uma só oração: A rua estava iluminada.

Período composto: Frase com mais de uma oração (verbo). "Matamos o tempo (1° oração): o tempo nos enterra" M.A. (2° oração)

Fonte: Loja do concurseiro: Yara Coeli

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