Um paciente branco de 55 anos de idade, obeso, tabagista e e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 003 |
Q1673900 Medicina
Um paciente branco de 55 anos de idade, obeso, tabagista e em uso de inibidor da bomba de prótons de maneira irregular por doença do refluxo gastroesofágico, compareceu ao atendimento por disfagia, dor abdominal e emagrecimento de 10 kg, mesmo sem mudança de vida .
Acerca desse caso clínico e do câncer gástrico, julgue o item a seguir. 
A neoplasia correspondente aos sinais e sintomas, além da epidemiologia, é de um câncer escamoso de esôfago.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. Os sinais e sintomas descritos no texto podem ser indicativos de câncer gástrico, e não de câncer escamoso de esôfago. Além disso, é importante ressaltar que a presença de fatores de risco, como obesidade, tabagismo e doença do refluxo gastroesofágico, aumentam a probabilidade do desenvolvimento de câncer gástrico. Portanto, é fundamental que o paciente seja submetido a exames e avaliações médicas para confirmar ou descartar essa hipótese diagnóstica.

Provavelmente a questão quer que diferencie o carcinoma epidermoide (ou escamoso ou cercinoma espinocelular-CEC) do adenocarcinoma do esôfago.

O CEC acomete mais o terço superior, tem relação com tabagismo, etilismo, radiação e uso de bebidas quentes.

O adenocarcinoma acomete mais o terço inferior (dor no epigástrio), tem relação com a DRGE. Nesse caso, acontece a DRGE provoca barrett (presença do epitélio gastrointestinal no esôfago) que pode virar um adenocarcinoma. Os fatores de risco da DRGE (e consequentemente para o adenocarcinoma) são: homem, branco, tabagismo, obesidade, alimentação.

----------------

Voltando para a questão: "Um (homem) paciente branco de 55 anos de idade, obeso, tabagista e em uso de inibidor da bomba de prótons de maneira irregular por doença do refluxo gastroesofágico, compareceu ao atendimento por disfagia, dor abdominal...".

A resposta é falsa porque é provável ser um adenocarcinoma e não um CEC como diz a questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo