O Fedora 10 é uma das várias distribuições gratuitas disponí...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra C.
A questão aborda o conhecimento sobre como configurar parâmetros de rede do kernel do Linux durante o processo de boot de uma instalação do sistema operacional Fedora 10. Especificamente, o cenário descrito se refere à definição de configurações de rede, como endereço IP, máscara de sub-rede, gateway e servidores DNS.
Para resolver essa questão, o aluno precisa estar familiarizado com a sintaxe correta usada para passar opções de boot ao kernel do Linux. No contexto de uma instalação, isso é feito através do prompt de boot, e a sintaxe correta é crucial para que tais parâmetros sejam reconhecidos e aplicados pelo sistema operacional.
Justificativa para a alternativa correta (Letra C):
O comando linux ip=192.168.1.10 netmask=255.255.255.0 gateway=192.168.1.1 dns=192.168.1.2,192.168.1.3 é o formato correto para se definir as configurações de rede no boot do sistema operacional Linux. A sintaxe usada segue o padrão de passagem de parâmetros para o kernel, utilizando a palavra-chave seguida de um sinal de igual (=) e o valor desejado. Neste caso, os parâmetros estão corretamente formatados, permitindo que sejam interpretados e aplicados durante a inicialização do sistema:
- ip: Define o endereço IP da máquina.
- netmask: Especifica a máscara de sub-rede.
- gateway: Indica o gateway padrão para o roteamento de pacotes.
- dns: Lista os servidores DNS que serão utilizados pelo sistema, separados por vírgula.
Esta sintaxe é uma convenção padrão e é amplamente utilizada em diversas distribuições do Linux para configurar parâmetros de rede no momento do boot, e é por isso que a alternativa C é a correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo