A hipertensão porta (portal) é uma das principais causas de ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - cirrose hepática.
Hipertensão porta é uma condição caracterizada pelo aumento da pressão no sistema venoso portal, que carrega o sangue dos órgãos digestivos para o fígado. Uma das principais causas dessa condição é a cirrose hepática, que ocorre quando há substituição do tecido hepático por tecido fibroso, comprometendo a função do fígado e aumentando a resistência ao fluxo sanguíneo portal. Esta resistência elevada resulta em hipertensão portal, potencializando complicações como varizes esofágicas, ascite e encefalopatia hepática.
A alternativa A - arritmia cardíaca é incorreta. A arritmia refere-se a irregularidades no ritmo dos batimentos cardíacos e não está diretamente relacionada com hipertensão porta. Embora algumas condições cardíacas possam coexistir com doenças hepáticas, elas não são a causa direta de hipertensão portal.
A alternativa B - doença renal também está incorreta. A doença renal afeta a filtração de sangue pelos rins e, ainda que possa influenciar a pressão arterial sistêmica, não está diretamente ligada ao desenvolvimento da hipertensão portal.
Em C - aneurisma cerebral, a condição descrita é um enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos no cérebro, que pode levar a uma hemorragia cerebral. Não tem relação direta com o sistema venoso portal ou com a hipertensão associada a doenças hepáticas.
A alternativa E - hipertensão arterial sistêmica refere-se ao aumento da pressão nas artérias do corpo, uma condição diferente da hipertensão portal. Embora ambos compartilhem o termo "hipertensão", suas causas e consequências são distintas.
Compreender a relação entre hipertensão portal e cirrose hepática é crucial para abordar corretamente questões relacionadas ao sistema hepático e suas complicações. As outras opções, apesar de serem condições médicas importantes, não se relacionam diretamente com a hipertensão portal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
DE ACORDO COM A SOBRICE - SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR
HIPERTENSÃO PORTAL
Visão geral
A hipertensão portal, uma das principais complicações da doença hepática crônica, refere-se à pressão sanguínea anormalmente alta no sistema da veia porta. O sistema porta transporta o sangue a partir do estômago, intestinos, pâncreas e baço para o fígado. As causas mais comuns da hipertensão portal são cirrose hepática e formação de coágulos nas veias circundantes.
Sintomas
Os principais sintomas e complicações da hipertensão portal incluem: hemorragia gastrointestinal, acumulação de fluidos no abdômen (chamada ascite), função cerebral anormal (encefalopatia), infecções e insuficiência renal.
Diagnóstico
Não existe um teste simples para mostrar se um paciente tem hipertensão portal. Assim, a condição é diagnosticada com base na presença de sintomas, tais como ascite e veias dilatadas. Métodos de imagem comuns para o diagnóstico incluem ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Tratamento
Há uma série de tratamentos disponíveis para a hipertensão portal e as complicações resultantes da doença, incluindo terapia endoscópica, cirurgia e radiologia intervencionista. A anastomose portossistêmica intra-hepática via transjugular (TIPS), por exemplo, é um procedimento em que um radiologista intervencionista conecta o sistema portal (sangue que sai do intestino e vai para o fígado)à veia hepática(circulação sistêmica, ou seja, sangue que passa pelo coração),usando um stent (um tubo de malha metálica). O objetivo desse procedimento é reduzir a pressão no sistema porta, impedindo que as veias do esôfago e estômago se dilateme sangrem e também para reduzir a formação de ascite.
http://www.sobrice.org.br/paciente/condicoes-clinicas/hipertensao-porta
Cirrose hepática.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo