Após tratamento cirúrgico do câncer de laringe, o paciente c...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Todo paciente com traqueostomia necessita de alguns cuidados. É importante que a enfermagem oriente esse paciente:
A) Correto. É recomendado manter, durante o banho de chuveiro, a água longe da abertura da traqueostomia, pois a entrada de água pode acarretar em bronco aspiração, engasgo ou até alguma infecção.
B) Incorreto. Não é necessário restringir a ingesta de líquidos, se não houver
contra indicação médica.
C) Incorreto. Deve-se realizar a limpeza da cânula diariamente. Não é
necessário ser logo após a alimentação.
D) Incorreto. Os alimentos devem ser cortados
em pedaços grandes, mastigar bastante antes de engolir. Não é necessário misturá-los
na boca com líquidos.
E) Incorreto. Higienizar a região do pescoço e próximo do local da
traqueostomia com água morna e sabonete (nunca esfoliante), retirando-se todo o
sabão e secando bem o local.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cuidados com a Traqueostomia
Os cuidados com a Traqueostomia visam a manutenção da passagem de ar e oxigênio para o Paciente. Sinais de desconforto, agitação ou ruídos advindos dos equipos e cânulas são sinais de necessidade de limpeza, inspeção ou cuidados específicos.
Observar o acúmulo de secreção na Cânula de Traqueostomia, pois a secreção impede o fluxo normal do ar até o paciente causando desconforto e esforço na respiração.
Observar as linhas de conexão da Cânula de Traqueostomia até a máquina de ventilação mecânica, para que não ocorra nenhum tipo de dobra causando interrupção da passagem do ar.
Os principais sintomas de obstrução da Cânula de Traqueostomia são o ruído (como ronco) e dobras no sistema de ligação da máquina até a Traqueostomia. Nesses casos deve-se providenciar a aspiração das secreções e a verificação do sistema.
A frequência da aspiração não pode ser determinada com precisão, por isso a observação do quadro é a melhor providência para evitar o desconforto.
A aspiração da Cânula Traqueal deve ser realizada sempre com material estéril.
A gaze no entorno da incisão também tem de ser estéril, e deverá ser trocada sempre que apresentar sujidade ou secreção acumulada. Esses procedimentos minimizam o risco de infecções.
A fixação da Traqueostomia (cadarço) deve estar firme, sempre avaliando o conforto do paciente.
A cânula de Traqueostomia e as conexões NÃO podem ser tracionadas ou submetidas a esforços (puxões, movimentos de pêndulo ou servir como suporte). Essas situações causam lesões na traquéia do paciente.
http://www.equipeenfermagem.com.br/traqueostomia.php
Manter, durante o banho de chuveiro, a água longe da abertura da traqueostomia.
Cuidados:
1- Fixação da cânula: é importante manter a cânula de traqueostomia sempre fixa e segura em volta do pescoço, com uma folga de aproximadamente 1 centímetro, utilizando uma fita ou cadarço ou um fixador próprio para cânula de traqueostomia, e trocar sempre que estiver suja ou molhada.
2- Durante o banho, caso sinta necessidade, coloque um protetor de plástico no pescoço cobrindo o tubo traqueal, para que não haja uma entrada direta de água no tubo ou orifício da traqueostomia, podendo resultar em um problema chamado de "pneumonia por aspiração" — a presença de água nos pulmões capaz de provocar engasgos.
A pneumonia por aspiração, mesmo com pequenas quantidades de água, pode levar à morte por engasgamento.
A entrada de pequenas quantidades de água nos pulmões também pode aumentar o risco de infecções bacterianas.
3- É recomendado o uso da gravata traqueal, presa ao redor do pescoço, para manter o tubo traqueal coberto quando o paciente for para rua ou em lugares empoeirados. A gravata não deverá ficar apertada nem frouxa: deve haver um espaço entre ela e o pescoço suficiente para passarem dois dedos.
4- É comum ter tosse após a traqueostomia. Isto se deve à quantidade de partículas de poeira que entram pelo orifício da traqueostomia e que serão eliminados pela tosse. Muitas vezes a subcânula pode sair durante acessos de tosse. Caso isso aconteça, lave-a com água e sabão e recoloque-a dentro da cânula.
5- Procure fazer nebulizações para evitar ressecamento nas vias respiratórias. As nebulizações deverão ser realizadas somente com soro fisiológico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo