A Ergonomia pode ser definida como o conjunto de conheciment...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q886501 Enfermagem
A Ergonomia pode ser definida como o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia. São conhecidas duas tendências no trabalho da ergonomia: a Americana, mais antiga, e a Europeia, mais recente.
A tendência Europeia caracteriza-se pela(o)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - estudo específico do trabalho com a finalidade de melhorá-lo

A questão aborda o conceito e as tendências da Ergonomia, que é o estudo científico das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema, com o objetivo de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema.

Nesse contexto, a tendência Europeia na Ergonomia se caracteriza por um enfoque mais amplo e integrado, focando no estudo específico do trabalho e na busca por melhorias contínuas nas condições de trabalho.

Vamos entender por que a alternativa E é a correta e por que as outras não são adequadas:

A - ênfase nas características do operador humano

Essa alternativa se refere mais à tendência Americana da Ergonomia, que é mais antiga e enfatiza o estudo das características individuais do operador para adaptar os equipamentos e tarefas a essas características. A tendência Europeia é mais abrangente, focando no estudo do trabalho como um todo.

B - preocupação com os aspectos fisiológicos do trabalhador

Embora a preocupação com os aspectos fisiológicos do trabalhador seja importante na Ergonomia, esta alternativa é mais específica e não capta a abrangência do enfoque Europeu que considera também aspectos organizacionais e psicossociais.

C - utilização da anatomia e da fisiologia na concepção de dispositivos adequados

Essa alternativa também se alinha mais à tendência Americana, que usa conhecimentos de anatomia e fisiologia para projetar ferramentas e ambientes de trabalho. A tendência Europeia vai além disso, incluindo o estudo do sistema de trabalho em seu todo.

D - utilização das ciências para melhorar as condições de trabalho

Embora correta em essência, essa alternativa é muito geral. Não especifica o enfoque no estudo do trabalho, que é a característica distintiva da tendência Europeia.

E - estudo específico do trabalho com a finalidade de melhorá-lo

Essa alternativa é a mais adequada porque reflete o caráter abrangente e sistemático da Ergonomia Europeia, que visa compreender e melhorar o trabalho como um todo, considerando todos os fatores envolvidos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

À medida que o tempo passa, os hábitos e a exigências das pessoas mudam. Aquilo que era aceito como normal para uma geração, pode tornar-se inaceitável para a outra, devido à evolução da sociedade. Assim, o que antes era um fenômeno localizado, pode tornar-se um fato mundial com a evolução dos meios de comunicação.

Cada vez mais, as pessoas estão reclamando por melhores condições de trabalho e de vida. A comunidade Européia é um claro exemplo dessa tendência. Tanto por razões econômicas como sociais cidadãos desse grande mercado comum estão exigindo condições de trabalho equivalentes, nivelando os diversos países entre si.

Na busca dessa equivalência, diversas melhorias são demandadas. Pode-se dizer que se exigem, cada vez mais, soluções ergonômicas para o trabalho. Com a introdução da Ergonomia, fica claro que não podem ser aceitos os velhos procedimentos no projeto do trabalho, nos quais os operadores eram considerados apenas como um par de mãos. Os trabalhadores devem ser considerados, do ponto de vista da ergonomia, como seres integrais, contribuindo para que o trabalho seja visto e tratado de uma forma mais humana. 

FONTE: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/748660/mod_resource/content/1/Ergo_Fundamentos.pdf

estudo específico do trabalho com a finalidade de melhorá-lo

GAB: LETRA E

Complementando! 

Fonte: Galera do QC

Ergonomia é definida como estudo da relação que existe entre o homem e a forma que ele desempenha seu trabalho. A tendência Europeia da ergonomia, prioriza o estudo específico das tarefas desenvolvidas, os mecanismos de seleção de informações, de resolução dos problemas e tomadas de decisão.

O entendimento do que está sendo realizado pelo operador tem a finalidade de melhorar a qualidade do serviço.

Porque a D) está errada?

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA ERGONOMIA: 

CORRENTE AMERICANA : Ergonomia dos métodos e das tecnologias, contínua necessidade de adaptação da máquina ao homem; 

CORRENTE EUROPEIA: Ergonomia da organização do trabalho, estudo específico da inter-relação entre o homem e o trabalho, como o homem “sente” e “experimenta” o trabalho. 

EM AMBAS AS CORRENTES TEMOS A BUSCA DA TRÍADE BÁSICA DA ERGONOMIA: 

CONFORTO - SEGURANÇA - EFICIÊNCIA

Fonte: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2012/06/seguranca_do_trabalho_ergonomia_2014.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo